2º Desafio CONEPE

2º Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação

TEMA: AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

REGULAMENTO

 

1. INTRODUÇÃO

    Uma relação equilibrada entre os seres humanos e o meio ambiente é a base para a existência de uma sociedade sustentável. Tal equilíbrio é indispensável para a garantia da preservação e, consequentemente, da sobrevivência do planeta. A sociedade moderna vive um processo acelerado de degradação ambiental, trazendo consequências significativas para a população no que se refere ao seu adoecimento. Os efeitos dessa degradação e os impactos que ocorrem na vida do planeta estão entre os grandes desafios enfrentados pela humanidade.

     É notória a indissociabilidade da tríade saúde - meio ambiente - educação, no sentido de alcançar o sucesso nas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Pensando assim, o Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação, deste ano, busca estimular os alunos a desenvolverem alternativas sustentáveis e inovadoras que possam ser aplicadas a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. 

    A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. 


 

2. DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

2.1 Objetivo Geral

Estimular ideias inovadoras quanto ao aprimoramento ou desenvolvimento de ações, tecnologias, metodologias, modelos ou processos, que possam colaborar com a diminuição dos problemas das diversas áreas da sociedade

2.2 Objetivos Específicos

2.2.1 Reconhecer e premiar os melhores trabalhos das equipes finalistas fortalecendo a troca de conhecimento e experiências no âmbito do Instituto Federal Fluminense;

2.2.2 Incentivar o protagonismo dos estudantes diante de uma situação-problema a fim de que desenvolvam ações como: realizar trabalho em equipe, tomar decisões, gerenciar recursos e tantas outras atividades importantes na atualidade;

2.2.3 Contribuir para a formação cidadã, habilitando os participantes a atuarem de forma interdisciplinar, criativa e tecnológica no mercado de trabalho e em suas comunidades;

2.2.4 Estimular o pensamento, a inovação e ações comprometidas com o desenvolvimento sustentável;

2.2.5 Incentivar a construção de propostas interdisciplinares.

 

3. TEMA: AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

     A Agenda 2030, considerada uma das mais ambiciosas da história da diplomacia internacional, foi pactuada pelo Brasil e outros 192 países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). A partir dela, as nações trabalharão para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima,  garantindo que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e  prosperidade. Os 17 ODS possuem 169 metas e inúmeros desafios. Dessa forma, o trabalho deverá contemplar os grandes eixos temáticos da Saúde Pública; Educação, Arte e Cultura; Justiça e Segurança Pública; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional e Cidadania; abordando diretamente  um ou mais dos seguintes ODS:

Objetivo 1: Erradicação da Pobreza

Objetivo 2: Fome zero

Objetivo 3: Saúde e bem-estar

Objetivo 4: Educação de qualidade

Objetivo 5: Igualdade de gênero

Objetivo 6: Água limpa e saneamento

Objetivo 7: Energia limpa e acessível

Objetivo 8: Trabalho decente e crescimento econômico

Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura

Objetivo 10: Redução das desigualdades

Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis

Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima

Objetivo 14: Vida na água

Objetivo 15: Vida na terra

Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes

Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação.

(Para maiores informações sobre os ODS, acesse https://odsbrasil.gov.br/)

 

4. PÚBLICO ALVO

Poderão participar deste desafio alunos regularmente matriculados em qualquer um dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense, desde que tenham como orientador um servidor.


5. INSCRIÇÃO DAS EQUIPES E DAS PROPOSTAS

As equipes participantes do 2º Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação poderão ser compostas por 2 a 6 estudantes e um orientador.

As equipes poderão ser organizadas da seguinte forma:

  • Modalidade 1 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR - equipes de alunos do ensino médio técnico;

  • Modalidade  2 - INICIAÇÃO CIENTÍFICA -  equipes de alunos da graduação;

  • Modalidade  3 - PESQUISADOR - equipes de alunos da pós-graduação.

Um estudante pode ser inscrito em apenas uma equipe. A inscrição de um discente em mais de uma equipe implicará na desclassificação das duas equipes.

A equipe deve estar relacionada a somente uma modalidade e poderá ser composta por estudantes dos diversos níveis de ensino, sendo obrigatório identificá-la de acordo com a modalidade correspondente ao estudante com o maior nível de ensino. Cada equipe poderá apresentar apenas um projeto. 

Todos os membros da equipe precisam estar inscritos no site do evento antes do envio da proposta. 

O seguintes tópicos deverão ser abordados na proposta do projeto conforme modelo de documento que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/desafioConepe2021

  1. Título do Projeto;

  2. Dados do orientador e dos estudantes membros da equipe;

  3. Resumo e palavras-chave;

  4. Introdução - destacando o ODS (um ou mais) a ser contemplado;

  5. Materiais e Métodos;

  6. Proposta para o desafio;

  7. Conclusões;

A inscrição da equipe e o envio da proposta deverão ser realizadas pelo orientador. Este deverá preencher o formulário online, disponível no seguinte endereço: https://bit.ly/inscricaoDesafioConepe. O orientador da equipe deverá preencher todos os campos obrigatórios do formulário para a validação da participação. O preenchimento incompleto ou indevido do formulário descaracteriza a submissão, invalidando a participação no processo. 

Para exposição da(s) ideia(s), é facultado às equipes a utilização dos mais diversos meios, como por exemplo: uso de simuladores, aplicativos, protótipos, jogos, realidade virtual e aumentada, animações, experiências educacionais, circuitos eletrônicos, projetos arquitetônicos e urbanísticos, modelos e esquemas,  dentre outros.

As inscrições das equipes poderão ser efetuadas no período de 02/09 a 03/10/2021. Em caso de dúvidas, favor contactar a equipe organizadora pelo email: conepe.guarus@iff.edu.br. Além deste canal, será disponibilizada uma oportunidade de orientação com os membros da comissão organizadora do evento, no dia 16/09/2021, às 14h por videoconferência pelo aplicativo google meet. Os interessados em participar deste momento, devem entrar em contato pelo email acima, até o dia 15/09/2021, para que seja enviado o link da sala.


 

6. SELEÇÃO DAS PROPOSTAS 

A seleção das propostas será realizada por meio de uma Comissão Multidisciplinar. As propostas serão avaliadas levando-se em consideração critérios referentes a:

  • Criatividade – está relacionado ao grau de inventividade da proposta ;

  • Relação com, no mínimo, um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – contribui com pelo menos um dos 17 ODS.

  • Viabilidade –  está relacionado com o potencial da proposta em gerar resultados, considerando fatores econômicos e tecnológicos;

  • Relevância e Impacto – avaliação da proposta quanto à sua pertinência/importância e  seu potencial de efeito na sociedade; 

 

Cada critério acima vale 10 (dez pontos), sendo a pontuação máxima nesta etapa de 40 (quarenta pontos). Seguirão para a etapa seguinte, os trabalhos que obtiverem nota igual ou superior a 24 (vinte quatro pontos).

As propostas aprovadas nesta etapa, irão compor os Anais do Evento.

Os proponentes selecionados serão informados até o dia 24/10/2021, pelo e-mail cadastrado do orientador, e pelo site do CONEPE, podendo seguir para as etapas posteriores.

 

7. PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O Desafio ocorrerá em duas fases de avaliação: 

7.1 Primeira fase - Avaliação da proposta (conforme descrito nos itens 5 e 6)

As equipes selecionadas na primeira fase estarão aptas a participar da segunda fase. 

Todos os trabalhos que seguirem para a segunda fase serão expostos durante o VIII CONEPE no canal do Youtube do evento.

7.2 Segunda fase - Detalhamento da Proposta 

Na segunda fase, as equipes terão a oportunidade de detalhar a proposta enviada. O detalhamento se dará por meio do envio de um vídeo (conforme orientações descritas no item 8), com duração entre três a cinco minutos. Os vídeos deverão ser enviados pelo formulário disponível em: https://bit.ly/desafioConepeEtapa2.

Nesta fase, a avaliação ocorrerá com base na análise do vídeo disponibilizado pelas equipes pela Equipe Multidisciplinar de Avaliação.

Serão considerados os seguintes pontos como critérios de avaliação (total 60 pontos):

  • Qualidade do vídeo (10 pontos)

  • Clareza da apresentação (10 pontos)

  • Uso de linguagem apropriada (10 pontos)

  • Domínio do assunto (10 pontos)

  • Detalhamento da proposta (10 pontos)

  • Entrosamento dos membros da equipe na apresentação da proposta (10 pontos)

As três propostas de ideias mais criativas (que obtiverem maior pontuação total), serão premiadas  no último dia do evento.

 

8. ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO DOS VÍDEOS

A defesa da proposta deverá ser produzida em vídeo, sendo o orientador responsável pelo envio à Comissão Organizadora do evento, conforme orientações abaixo:

a) Duração entre três a cinco minutos;

b) Utilize uma câmera ou celular (neste caso, utilize preferencialmente a câmera traseira, pois geralmente tem melhor qualidade), se possível utilize suporte para evitar a instabilidade da imagem, com o aparelho na posição horizontal;

c) Escolha um espaço adequado para a gravação dos vídeos, com boa iluminação (evite ficar contra a luz, ou seja, não deixe nenhuma lâmpada forte ou janela atrás de você) e cenário adequado para a finalidade do vídeo;

d) Cuidado com o áudio! O ambiente de gravação não deve ter ruídos. Um bom áudio é essencial para uma boa compreensão do conteúdo. Utilize, preferencialmente, um microfone externo, como os acoplados aos fones de ouvido para diminuir a captação dos ruídos externos e garantir uma melhor qualidade ao seu vídeo.

e) Busque um bom enquadramento para o seu vídeo. Posicione-se de forma centralizada na tela. Pense em um enquadramento que alcance a linha do umbigo para cima e evite deixar muito espaço vazio acima da sua cabeça. Atenção para não cortar partes do corpo!

f) A gravação do vídeo deve ser feita com uma resolução mínima de 720p com 30fps (frames por segundo). Caso grave pelo celular, vá em configurações da câmera e procure por “tamanho do vídeo”. Após editado, o ideal é que o vídeo seja exportado em arquivo MP4 ou MOV.

g) Após concluído, o vídeo (de no máximo 5 minutos) deve ser postado na plataforma Google Drive e o link compartilhado com a Comissão Organizadora , conforme calendário proposto. 

 

Não nos responsabilizamos por vídeos que não forem gerados conforme essas orientações. A certificação e publicação nos anais do evento está condicionada ao envio dos vídeos para publicação no site do congresso. O autor deve se responsabilizar pelo conteúdo apresentado, obedecendo direitos (permissão) de imagem para crianças e adultos, direitos autorais para imagens e para trilha sonora produzida por outras pessoas ou empresas.

    

9. PREMIAÇÃO

Serão premiados com troféus e receberão menção honrosa no último dia do evento, os três trabalhos que obtiverem maior pontuação total (seguindo a ordem decrescente para 3º lugar, 2º lugar e 1º lugar, respectivamente). 

Em caso de igualdade de notas serão adotados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate: Criatividade; Relação com, no mínimo, um ODS; Viabilidade; Relevância e Impacto (nesta ordem) serão utilizados para o desempate. 

A comissão organizadora do VIII CONEPE, identificará e oferecerá menção honrosa “DESTAQUE NA INTERNET” para os trabalhos com maior número de curtidas nas redes sociais do evento.

 

10. CRONOGRAMA:

ATIVIDADE DATA/PERÍODO LOCAL
Inscrição das equipes e envio das propostas  02/09/2021 a 03/10/2021 Formulário disponível em: https://bit.ly/inscricaoDesafioConepe
Plantão para orientações

16/09/2021

14h

Google meet
Resultado da seleção das propostas 25 / 10 / 2021 E-mail cadastrado pelo orientador
Envio de vídeos para a segunda etapa de avaliação 25/ 10/ 2021 a 17/11/ 2021 https://bit.ly/desafioConepeEtapa2
Divulgação dos melhores trabalhos 27/ 11 / 2020

IFF Tube Campus Guarus e Rádio IFF Educativa

27/11 às 19h