Submissão

RESUMOS: SIMPLES E EXPANDIDOS

 

O 7º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Guarus comunica que estarão abertas as submissões de Resumos Acadêmicos a partir do dia 08 de setembro a 08 de outubro de 2020. Nesta edição o evento contará com  RESUMOS SIMPLES e EXPANDIDOS nas modalidades de PESQUISA e EXTENSÃO com apresentações de forma remota, respeitando as recomendações sanitárias de distanciamento físico. 

Os RESUMOS SIMPLES aprovados serão apresentados na modalidade vídeo-postêres que ficarão disponibilizados nas mídias do CONEPE durante o evento. Os resumos EXPANDIDOS aprovados com maior pontuação (os quatro mais bem avaliados) serão apresentados de forma online através de sessões durante o evento em salas virtuais.

Os interessados devem acessar os templates disponíveis a seguir para buscarem orientações quanto ao formato para submissão dos trabalhos:

 

As publicações que forem aprovadas e apresentadas no congresso, irão compor os anais deste evento publicado pela editora Essentia em sua página (http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/conepe/issue/archive).

 

DATAS IMPORTANTES

 

Submissão de Trabalhos 08/09 a 08/10/20
Resultado Final A partir de 23/10/20
Apresentação de Trabalhos (Orais salas virtuais e Vídeo-pôsteres Pôsters) 23/11 a 27/11

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizará, no período de 23 a 27 novembro de 2020, a 7ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – VI CONEPE - com a temática  Poderão submeter trabalhos toda a comunidade acadêmica do IFFluminense, pesquisadores e educadores de outras instituições.

O VII CONEPE, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense. Nesse sentido, o VII CONEPE aceita trabalhos que estejam em sintonia com as atividades de pesquisa e extensão que se desenvolvem no universo das seguintes áreas temáticas:

 

Área temática I: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Cuidados de Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Família

2. Doenças Infecciosas

3. Gestão em Saúde e Enfermagem e Organização do Trabalho

4. Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS)

5. Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde e Enfermagem

6. Promoção, educação e Vigilância em Saúde

7. Saúde do Trabalhador

8. Tecnologias do Cuidado em Enfermagem e Saúde

 

Área temática II: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Análises Clínicas

2. Assistência e Atenção Farmacêutica

3. Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica

4. Controle de Qualidade de produtos farmacêuticos

5. Farmácia Clínica e Comunitária

6. Farmacognosia e Fitoquímica

7. Tecnologia de Alimentos

8. Qualidade Físico-Química e Microbiológica dos Alimentos

9. Química Medicinal

10. Toxicologia

 

Área temática III: MEIO AMBIENTE

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Fontes renováveis

2. Ecologia e Botânica

3. Impactos Ambientais

4. Educação Ambiental

5. Recursos hídricos e Saneamento doméstico e industrial

6. Microbiologia Ambiental

7. Química Ambiental

 

Área temática IV: ENGENHARIAS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Automação

2. Controle da Qualidade

3. Geração de Energia

4. Inteligência Computacional

5. Pesquisa Operacional

6. Planejamento e Controle da Produção (PCP)

7. Processamento Digital de Sinais

8. Sistemas de Potência

9. Sistemas de Telecomunicações

10. Sistemas Inteligentes no Controle e Acionamento de Máquinas

11. Materiais e Metalurgia

 

Área temática V: INFORMÁTICA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Banco de Dados

2. Computação Gráfica

3. Engenharia de Software

4. Linguagens de Programação

5. Sistemas de Informação

6. Inteligência Artificial

7. Games e Gamificação

8. Redes de Computadores

9. Tecnologia de Mobilidade

10. Mineração de Dados

  

Área temática VI: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Desenvolvimento, Conflito Socioambientais e Políticas Públicas

2. Educação e Trabalho

3. Educação Musical e Produção do Conhecimento

4. Estado, Políticas Educacionais e Cidadania

5. Formação de Professores no Século XXI

6. Literatura, Linguagens e Educação

7. Memória, História e Patrimônio

8 Práticas educativas Inclusivas, Tecnologias Educacionais e Inovações Pedagógicas

9. Territorialidades, Gestão Urbana e Economia Regional

  

Área temática VII: ARTE E CULTURA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Arte e Sociedade

2. Cultura Popular

3. Fotografia

 

1) SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

A submissão dos trabalhos está dividida em Resumos Acadêmicos e Desafio. Nesta 7ª edição o CONEPE receberá dois tipos de resumos acadêmicos: simples e expandido além de contar com a nova modalidade de trabalho Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação. Para cada um dos resumos o autor deverá indicar ainda a modalidade - pesquisa ou extensão - em que este trabalho se aplica. A apresentação dos trabalhos ocorrerá de forma remota, obedecendo o distanciamento social, conforme as orientações sanitárias, porém primando como em todas as suas edições, pela troca de experiências e conhecimentos.

De modo a promover a indissociabilidade do ensino e da extensão, a esfera da pesquisa deve compreender ações que visam ao desenvolvimento cultural, social, científico, tecnológico e à inovação, a partir da geração e ampliação de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos. No que tange à extensão, a manutenção de um diálogo permanente com as comunidades numa relação de equilíbrio e troca entre o saber produzido e difundido no âmbito acadêmico e o saber de grupos sociais diversos é fundamental. Desse modo, os resumos acadêmicos de extensão contemplarão também relatos de experiência, de modo a promover a reflexão crítica sobre as ações de extensão e abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas através das ações de extensão, desenvolvidas ou não em parceria com governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas.

Por fim, os projetos apresentados para o Desafio CONEPE de Criatividade e Inovação são destinados aos estudantes e orientadores de todos campi do IFFluminense.

  

Resumos Acadêmicos Simples (Pesquisa e Extensão)

 

O texto dos resumos simples deverá ter no máximo 2500 caracteres – incluindo os espaços – redigido em parágrafo único e sem subtítulos. Os resumos simples poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo. Para as formatações, deve se utilizar às especificadas no template de resumos simples disponível no site do evento. Todos trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

 

Critérios de avaliação:

a)    Pesquisa:

a.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título, os objetivos, a metodologia, os resultados concluídos/preliminares e a conclusão);

a.2) Originalidade e relevância;

a.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação).

b)    Extensão

b.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título; local de execução do projeto; objetivos; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento);

b.2) Originalidade e relevância;

b.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação);

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior à 6,0 (seis). Para os resumos simples aprovados a apresentação será obrigatoriamente no formato vídeo-pôster, a serem enviados através de link privado de vídeo de até 5 minutos para a comissão do evento conforme calendário proposto. Durante o evento, os vídeo-pôsteres  serão publicados no canal do YouTube do mesmo.

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

  

Resumos Acadêmicos Expandidos (Pesquisa e Extensão) 

 

Os resumos expandidos deverão ter entre 2 a 4 páginas, organizados em seções e subseções com possibilidade de inserção elementos não textuais (equações, tabelas, figuras, etc.). Os resumos expandidos poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo.

Para as formatações destes trabalhos deve-se utilizar às especificadas no template de resumos expandidos disponível no site do evento. Todos trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

Os resumos expandidos serão avaliados por uma banca considerando os seguintes critérios: título, revisão literária, metodologia, relevância, conclusões, redação e outros aspectos relativos à comunicação escrita.

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior à 6,0 (seis). Aqueles que obtiverem maior pontuação na avaliação serão apresentados no formato oral (no máximo, 4 trabalhos por área temática) nas salas virtuais durante o evento e os demais aprovados serão apresentados em formato vídeo-pôster conforme calendário proposto. Os melhores trabalhos apresentados, por área temática, serão premiados com certificado de menção honrosa.

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

A certificação e publicação nos anais do evento estão condicionadas à apresentação do trabalho no congresso.

 

Formato e orientações para o vídeos:

 

Os vídeo-pôsteres serão encaminhados para Comissão Organizadora do Evento conforme orientações abaixo:

a) Duração entre três e cinco minutos;

b) utilize uma câmera ou celular (neste caso, utilize preferencialmente a câmera traseira, pois geralmente tem melhor qualidade), se possível utilize suporte para evitar a instabilidade da imagem, com o aparelho na posição horizontal;

c) Escolha um espaço adequado para gravação dos vídeos, com boa iluminação (evite ficar contra a luz, ou seja, não deixe nenhuma lâmpada forte ou janela atrás de você) e cenário adequado para a finalidade do vídeo;

d) Cuidado com o áudio, o ambiente de gravação não deve ter ruídos, um bom áudio é essencial para boa compreensão do conteúdo, utilize preferencialmente um microfone externo, como os acoplados aos fones de ouvido para diminuir a captação dos ruídos externos e garantir uma melhor qualidade ao seu vídeo.

e) Busque um bom enquadramento para o seu vídeo, posicione-se de forma centralizada na tela, pense em um enquadramento que pegue do umbigo para cima e evite deixar muito espaço vazio acima da sua cabeça, atenção para não cortar partes do corpo;

f) A gravação do vídeo deve ser feita com uma resolução mínima de 720p com 30fps (frames por segundo). Caso grave pelo celular, vá em configurações da câmera e procure por “tamanho do vídeo”. Após editado, o ideal é que o vídeo seja exportado em arquivo MP4 ou MOV.

g) Após concluído, o vídeo (de no máximo 5 minutos) deve ser postado na plataforma Google Drive e o link compartilhado com o email conepe.guarus@gmail.com com permissão de Editor, conforme calendário proposto. Na mensagem de compartilhamento coloque "Vídeopôster do resumo  - Título do Resumo". Veja os passos abaixo:

Passo 1: Compartilhar com conepe.guarus@gmail.com;

Tela 1

 

Tela 2

 

Passo 2: Fonecendo direitos de "Editor"

 

Passo 3: Obtendo o Link de Compartilhamento

Passo 4: Copiando o Link

 

Passo 5: Enviando o Link copiado pelo sistema do CONEPE 2020

h) A certificação e publicação nos anais do evento estão condicionada ao envio dos vídeos para publicação no site do congresso.

O autor deve se responsabilizar pelo conteúdo apresentado, obedecendo direitos (permissão) de imagem para crianças e adultos, direitos autorais para imagens e para trilha sonora produzida por outras pessoas ou empresas.

 

2)  APRESENTAÇÃO DE  VIDEOPÔSTERES

Na elaboração e gravação dos vídeo-pôsteres, o autor/apresentador é responsável pela elaboração do conteúdo recursos que se fizerem necessários para gravação e elaboração do próprio material, caso optem por utilizar algum material gráfico de apoio (slides, por exemplo) deve respeitar o template disponível no site do evento.

 

3) APRESENTAÇÕES ORAIS

As apresentações orais serão somente para, no máximo, os 4 melhores resumos expandidos selecionados em cada área temática. A organização do VI CONEPE dividirá as apresentações em salas virtuais dentro das respectivas áreas. O tempo máximo de apresentação será de 20 minutos, seguidos de 5 minutos para as perguntas dos avaliadores e/ou demais participantes da sala.

O endereço das salas virtuais destinadas a cada área temática serão divulgados para os autores selecionados, caso utilize apresentação com slides, recomenda-se o template de apresentação oral proposto no site do evento. Deve-se utilizar o formato pdf e entrar na sala virtual com antecedência de 10 minutos antes do início da sessão.

 

4) PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Os resumos acadêmicos deverão ser submetidos por meio do site (conepe.guarus.iff.edu.br), no período de 08 de setembro à 08 de outubro de 2020. O resultado final da submissão ocorrerá a partir do dia 03 de novembro de 2020, por e-mail e site do evento.


CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE – ISSN 2525-975X

Comissão Organizadora

Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Guarus