Minicursos

Leitura argumentativa da narrativa literária: o texto como palco de expressão e de ocultação de contradições socioculturais

Ministrante: Washington Elias Paes

Local: Sala F103

Esta oficina tem como objetivo desenvolver a leitura crítica e a aprendizagem reflexiva em língua portuguesa por meio da leitura das estruturas narrativas e de seus preenchimentos semânticos, analisando a argumentatividade de narrativas literárias com relevante dimensão sociocultural. Adota-se uma concepção de texto como espaço argumentativo que pode tanto evidenciar quanto ocultar contradições socioculturais, articulando conceitos e instrumentos teóricos de autores como Patrick Charaudeau, Jean-Michel Adam, Roland Barthes, Tzvetan Todorov, Ruth Amossy, entre outros. Busca-se fomentar uma leitura crítica da organização lógica das narrativas e de seus preenchimentos na encenação narrativa (cf. Charaudeau, 2019), especialmente em textos com forte dimensão sociocultural, de modo a socializar mecanismos que estimulem a criticidade e a aprendizagem reflexiva no ensino de Língua Portuguesa/Literatura. Destinada aos alunos do Ensino Médio, a oficina utilizará o estudo de textos aliado à técnica Phillips 66 (Anastasiou; Alves, 2004), favorecendo a interação, o diálogo e a mediação textualmente orientada, em consonância com as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que incentiva práticas voltadas à análise de posicionamentos argumentativos e à identificação das peculiaridades estilísticas e estruturais de diferentes gêneros literários (EM13LP05 e EM13LP49). Durante a oficina, pequenos grupos analisarão, em tempo previamente delimitado, narrativas e fragmentos de narrativas, como contos infantis, crônicas literárias, microcontos e trechos de romances, a exemplo de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e textos de caráter autobiográfico, como Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. Em seguida, as ideias principais serão registradas e os textos analisados serão trocados entre os grupos, para que a análise de outro texto possa ser realizada. Posteriormente, as leituras realizadas pelos grupos serão socializadas, destacando-se interpretações recorrentes e promovendo um debate coletivo, sempre orientado pela relação entre estruturas narrativas e encenações discursivas. Desse modo, o participante será conduzido a uma leitura crítica e argumentativamente orientada, reconhecendo como as narrativas, por meio de suas estruturas recorrentes e de seus conteúdos simbólicos particulares, buscam atuar sobre o leitor e reverberar no tecido social, constituindo espaços privilegiados de argumentação e de (in)visibilidade das tensões da realidade brasileira.
Vagas: 20
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Minicurso: Agricultura familiar e alimentação sustentável – do território ao prato

Ministrante: Natália Souza Brito Pereira

Local: Sala E1

O minicurso tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância da agricultura familiar para a preservação ambiental, segurança alimentar e valorização do território. A atividade discutirá a relação entre produção de alimentos, uso consciente da água e sustentabilidade, destacando como a agricultura familiar contribui para a oferta de alimentos frescos, diversificados e regionais. Serão apresentadas estratégias práticas para reduzir o desperdício e incorporar alimentos locais e sazonais no cotidiano, além de exemplos de cardápios sustentáveis que fortalecem a conexão entre quem produz e quem consome, incentivando escolhas alimentares que preservam o meio ambiente e promovem saúde.
Vagas: 30
Público-alvo: Alunos e servidores 
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Oficina de respiração para práticas musicais

Ministrante: Pedro Henrique de Azevedo Cesário Silva

Local: Sala D03

Através de exercícios advindos da ginástica respiratória, da prática instrumental dos instrumentos de sopro e de outras terapias, a oficina busca a conscientização corporal através de exercícios respiratórios diversos e explicações sobre os diferentes mecanismos e possibilidades envoltos na aplicação da respiração especialmente no ensino dos instrumentos de sopro. Apesar da especificidade, a oficina é voltada a qualquer pessoa interessada em expandir a sua capacidade respiratória.
Vagas: 12
Público-alvo: Alunos de música (Licenciatura e FIC) e pessoas com problemas respiratórios
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Lattes na Prática: Como Construir um Currículo Acadêmico de Impacto

Ministrante: Inez Barcellos de Andrade

Local: Sala D2

Oficina interativa voltada à orientação de estudantes e profissionais sobre o preenchimento correto e estratégico do Currículo Lattes, com foco na organização das informações acadêmicas, técnicas e científicas, visando à valorização da trajetória profissional e à inserção em programas de pesquisa, pós-graduação e editais.
Vagas: 25
Público-alvo: Estudantes da graduação, pós-graduação e profissionais 
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Território, Relações Sociais e Inovação Social

Ministrante: Allain Wilhaam Silva de Oliveira

Local: Sala E2

"A oficina “Território, Relações Sociais e Inovação Social” tem duração de três horas e reúne 25 participantes divididos em cinco grupos. O objetivo é compreender o território como uma construção histórica e relacional e, a partir disso, prototipar e planejar microinovações sociais que integrem as três dimensões de Moulaert — econômica, sociocultural e política — levando em conta também as mediações escalares (local, nacional e supranacional).

Logo no início, durante dez minutos, o facilitador apresenta os objetivos, define regras de convivência e provoca os participantes com uma pergunta inicial sobre o que cada um pensa ao ouvir a palavra “território”. Em seguida, nos quinze minutos seguintes, há uma breve exposição conceitual que aborda os fundamentos do desenvolvimento territorial, a crítica ao economicismo, o conceito de efeito território, a importância do capital territorial e as contribuições de autores como Moulaert, Rivelli, Vaillancourt, Santos e Jameson.

A primeira atividade prática, com vinte minutos de duração, propõe que os grupos construam um Mapa de Capitais Territoriais, identificando recursos, fragilidades e oportunidades em quatro dimensões: ambiental, social/institucional, humano e privado. Cada grupo compartilha rapidamente um insight. Logo depois, por mais vinte minutos, cada grupo utiliza o Triângulo de Moulaert para posicionar seus ativos e desenhar setas que representem as mediações escalares, reconhecendo quais decisões não estão apenas no nível local.

Após uma pausa de dez minutos, inicia-se a terceira atividade: a definição de problemas prioritários e a elaboração de um Canvas de Microinovação Social. Os grupos descrevem uma solução prática que possa ser implementada em até noventa dias, mobilizando capitais identificados, garantindo mecanismos de governança e participação, prevendo métricas de resultado e antecipando riscos. Essa etapa dura vinte e cinco minutos.

Na sequência, por vinte minutos, cada grupo elabora um Mapa de Poder e Governança, identificando atores, interesses, posições e estratégias de engajamento ou mitigação de conflitos. Depois de uma breve pausa, vem a quinta atividade, também com vinte e cinco minutos: a elaboração de um roteiro de noventa dias, organizado em formato simples de cronograma, com tarefas, responsáveis e marcos. Além disso, cada grupo define dois ou três indicadores de impacto social, estabelece linha de base e metas para monitoramento.

Na parte final, com quinze minutos, acontece a galeria dos projetos. Os grupos colam seus materiais nas paredes, recebem adesivos para votar nos protótipos mais impactantes, viáveis e equitativos, e também trocam feedbacks breves entre si.

Os dez minutos finais são destinados ao fechamento. O facilitador destaca padrões observados, chama atenção para a necessidade de integrar as três dimensões do desenvolvimento territorial, enfatiza a relevância das mediações escalares e alerta para o risco de reprodução de desigualdades e captura por elites locais. Cada grupo registra um compromisso concreto para a semana seguinte, e os participantes encerram a oficina escrevendo em um post-it a resposta à pergunta “O que levo comigo?”.

Ao longo de toda a oficina, o papel do facilitador é provocar conexões entre teoria e prática, garantindo que cada solução desenhada não seja apenas economicista, mas que envolva participação política, reconhecimento de identidades socioculturais e articulações multiescalares. A entrega final de cada grupo inclui o Mapa de Capitais, o Triângulo de Moulaert com mediações, o Canvas da Microinovação, o Mapa de Poder e Governança, o Roteiro de 90 dias e os indicadores com linha de base."

Vagas: 30
Público-alvo: Geral
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Servidor INVESTIDOR

Ministrante: LUIZA CASSIANO RANGEL

Local: Miniauditório - Bloco A

Minicurso desenvolvido para servidores públicos que exalta a importância da organização financeira para a realização de sonhos, metas pessoais e objetivos de vida de cada um. Enaltece a importância de investir parte de sua renda mensalmente para construção de patrimônio e liberdade financeira. Por que investir; O que eu preciso fazer/saber antes de começar; Perfis de Investidor; Tipos de Investimentos; Atenção aos Golpes (dicas para não cair); Objetivos X Investimentos; Como começar; Calcular e montar a Reserva de Emergência; Comece hoje!

Vagas: 40
Público-alvo: Servidores Públicos
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Dá pra ficar rico estudando?

Ministrante: LUIZA CASSIANO RANGEL

Local: Miniauditório - Bloco A

Minicurso para estudantes sobre a importância de investir em educação financeira e em sua educação formal para uma vida equilibrada financeiramente. Aprender a investir desde cedo pode proporcionar uma vida de realizações e oportunidades.

Vagas: 40
Público-alvo: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO E DOS CURSOS SUPERIORES
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Metodologias para medição ou inferência da umidade do solo

Ministrante: Everton Alves Miranda

Local: Sala E3`

O teor de água no solo desempenha um papel essencial em suas propriedades. A sua medição ajuda a contextualizar uma grande variedade de estudos que lidam com modelagem, como os relativos à: variabilidade espaço-temporal da umidade do solo e seus impactos na geração de escoamento; recarga de água subterrânea e transporte de soluto; análises do perfil do solo e modelagem de absorção de água pelas raízes das plantas. Cada um dos diferentes de métodos para avaliação da umidade do solo apresenta vantagens e desvantagem sobre os demais. A evolução de uma análise comparativa leva a percepção de que o método capacitivo é o mais favorável para utilização por pequenos e médios agricultores, com o intuito de fornecer suporte a decisões relacionadas ao manejo de sistemas de irrigação. O objetivo desse minicurso é contextualizar a importância da medição de unidade no solo, abordando as características, vantagens e desvantagens dos principais métodos e enfatizar a viabilidade da metodologia capacitiva. Como desfecho, serão abordadas as conclusões sobre os pontos de melhoria e as lacunas tecnológicas a serem preenchidas, visando a popularização e consolidação da metodologia capacitiva como ferramenta aplicável pelos agricultores.

Vagas: 30
Público-alvo: Estudantes interessados em física do solo, irrigação e em sistemas de medição
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Cuidando do paciente com SEPSE

Ministrante: Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Local: Auditório - Bloco D

Será abordado no âmbito do processo de travajho da ENFERMAGEM os seguintes tópicos:

Processo transfusional: Etapas pré, durante e pós-transfusão.
Hemocomponentes: Tipos (hemácias, plaquetas, plasma) e suas indicações.
Segurança e Reações: Riscos, reações adversas, protocolos de segurança e hemovigilância.
Normatização: Boas práticas e regulamentações dos órgãos competentes, como a ANVISA.

Vagas: 200
Público-alvo: Enfermagem - nível técnico e superior
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

HEMOTRANSFUSÃO e HEMOVIGILÂNCIA PARA A ENFERMAGEM

Ministrante: Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Local: Miniauditório - Bloco A

Será abordado no âmbito do processo de travajho da ENFERMAGEM os seguintes tópicos:

Processo transfusional: Etapas pré, durante e pós-transfusão.
Hemocomponentes: Tipos (hemácias, plaquetas, plasma) e suas indicações.
Segurança e Reações: Riscos, reações adversas, protocolos de segurança e hemovigilância.
Normatização: Boas práticas e regulamentações dos órgãos competentes, como a ANVISA.

Vagas: 200
Público-alvo: Enfermagem - nível técnico e superior
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Características elétricas dos Módulos Fotovoltaicos

Ministrante: Luiz Fernando Rosa Mendes

Local: Sala G01

O minicurso consiste em apresentar o conceito do efeito fotovoltaico e as características elétricas dos módulos fotovoltaicos a partir da utilização prática do equipamento Traçador de Curva I-V.

Vagas: 20
Público-alvo: Alunos dos cursos técnicos da área de Indústria e Engenharias.
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Elaboração de Atividades Interativas com H5P: recursos digitais para potencializar a aprendizagem

Ministrante: Eliseu Roque do Espírito Santo

Local: Sala D2

Este minicurso/oficina tem como objetivo apresentar o H5P, uma ferramenta de autoria que permite criar recursos digitais interativos de forma simples e intuitiva, integrando-os a ambientes virtuais de aprendizagem como o Moodle. Durante o encontro, os participantes serão introduzidos aos principais tipos de atividades disponíveis (quiz, vídeo interativo, apresentação, linha do tempo, jogos, entre outros) e orientados passo a passo na criação de propostas pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes.

Ao final da oficina, os participantes terão desenvolvido suas próprias atividades no H5P e compreenderão como integrá-las em seus contextos de ensino, explorando possibilidades para tornar as aulas mais dinâmicas, criativas e envolventes.

Vagas: 30
Público-alvo: Licenciandos e professores
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Regência Coral

Ministrante: Pablo Augusto Ferreira da Luz

Local: Sala D04

O minucurso terá uma abordagem teórica sobre a Técnica Gestual Básica de Regência (padrões de compassos simples e compostos, entradas, cortes, dinâmica); o uso da Batuta; a figura e importância do regente frente ao grupo; um segundo momento de prática de regência, onde o aluno realizará na prática o que aprendeu no início do minicurso/oficina.

Vagas: 20
Público-alvo: Aunos da Licenciatura em Música, Músicos, Regentes
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Oficina de Inteligência Artificial Generativa: sua porta de entrada

Ministrante: Diomarcelo Pessanha

Local: Sala D01

Tem como objetivo apresentar de forma prática e acessível o uso da Inteligência Artificial Generativa. Os participantes aprenderão como aplicar essa tecnologia para facilitar tarefas do dia a dia, tanto no ambiente doméstico quanto no desenvolvimento da carreira profissional.

Vagas: 10
Público-alvo: Público geral
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Alcance de Qualidade Musical: Como Organizar Ensaios Breves e Produtivos

Ministrante: Henrique Gonçalves da Costa

Local: Lab. de Vivências Musicais

Diante de nossa realidade acelerada, em que as demandas sobrecarregam, comprometendo muitas vezes a qualidade musical de uma banda, se faz necessário desenvolver estratégias de ensaio em que se possa conseguir o máximo de qualidade musical com o pouco tempo disponível. O minicurso se propõe a compartilhar estas estratégicas, levando músicos e suas bandas a alcançarem de forma inteligente novos níveis musicais.

Vagas: 30
Público-alvo: Músicos
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Cabeamento Estruturado: integração de redes de voz, dados e imagem

Ministrante: Plínio Rodrigues Rosa Barreto e William dos Santos Inácio

Local: a definir

Práticas de instalação de cabeamento estruturado e configuração de dispositivos de rede.

Vagas: 20
Público-alvo: Estudantes do Técnico em Eletrônica
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.

Prática de Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.

Ministrante: Luiz Fernando Rosa Mendes

Local: Sala G01

A oficina consiste na apresentação dos conceitos de lixo eletrônico e logística reversa e o desenvolvimento prático desse último conceito a partir da quantificação, categorização e desmontagem dos equipamentos eletroeletrônicos inservíveis. Além de apresentar alternativas para o rejeito (plástico e vidro) dos equipamentos mediante artesanato criativo.

Vagas: 15
Público-alvo: Público geral.
As inscrições serão feitas no formato presencial.

Efetue o login para se inscrever.