Minicursos

Manutenção Automotiva - Aspectos Gerais

Ministrante:Alan Monteiro Ramalho

Local:online

Alan Monteiro Ramalho

Técnico Mecânico, Engenheiro Mecânico, Ex-Engenheiro de Equipamentos da Petrobras, Mestre e Doutor em Engenharia de Materiais.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O minicurso pretende demonstrar alguns itens relacionados a manutenção preventiva e corretiva aplicados ao universo automotivo.

PÚBLICO ALVO: Alunos do Curso Tecnico de Eletromecânica. 

DATA: 25/11/2020  HORÁRIO: 10:00h às 12:00h

VAGAS: 30

Avaliação de Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos

Ministrante:Murilo Miceno Frigo

Local:online

Murilo Miceno Frigo

Avatar

Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Mestrado em Engenharia Elétrica pela UFMS (2013). Atualmente professor EBTT no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) nas áreas de eletrotécnica e automação. Desenvolve pesquisa e extensão nas áreas de gestão e eficiência energética, fontes alternativas de energia.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

No minicurso será apresentada uma metodologia para o acompanhamento do desempenho dos sistemas fotovoltaicos, a fim de estimar a produtividade dos sistemas conectados à rede a partir da irradiância e potências nominais do inversor. Como "laboratório" será utilizada a usina de 70 kWp do Campus Três Lagoas do IFMS.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e profissionais da área de eletrotécnica.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador ou equipamento alternativo de acesso a internet

DATA: 25/11/2020  HORÁRIO: 19:00h às 21:00h

VAGAS: 30

Controle e monitoramento de poluentes atmosféricos

Ministrante:Sérgio Machado

Local:Online

Sérgio Machado

Avatar

Professor Titular da UERJ, docente dos cursos de Graduação em Engenharia Química e Mestrado e Doutorado em Engenharia Ambiental da UERJ. Atua desde 1986 na área da química da atmosfera e poluição do ar.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Principais técnicas e equipamentos de controle de poluentes atmosféricos e métodos para amostragem e análises químicas

PÚBLICO-ALVO: Alunos do ensino médio e superior

DATA: 24/11/2020

HORÁRIO: 09:00h à 13:00h

VAGAS: 100

Dos and Don'ts in a job interview

Ministrante:Rosangela Soares Ullrich da Silva

Local:online

Rosangela Soares Ullrich da Silva

Avatar

Professora graduada em Inglês/Português, pós graduada em Língua e Cultura Inglesa.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Oficina voltada a esclarecer o que podemos e não podemos fazer durante uma entrevista de trabalho e sugestões específicas para uma entrevista em inglês. 

PÚBLICO-ALVO: Todo participante que esteja a procura de emprego em empresas multinacionais que exigem o inglês no currículo e tenha um conhecimento básico da língua

DATA: 26/11/2020  HORÁRIO: 19:00h ás 20:30h

VAGAS: 25

Composição, arranjo e direção musical no teatro: recursos e possibilidades musicais em cena

Ministrante:Diogo Rebel e Carvalho

Local:Online

Diogo Rebel e Carvalho

Avatar

Pianista, regente, compositor e arranjador, Diogo Rebel é professor de análise musical, harmonia, arranjo e percepção musical no curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes. Mestre em música (composição) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário, formou-se, também, no curso Técnico em Arranjos Musicais pela Escola de Música Villa-Lobos. Vencedor do primeiro Concurso Nacional para arranjos vocais “Brasil Vocal CCBB”, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, em 2011 e segundo colocado na edição de 2012 do referido concurso, foi convidado pela produção do evento a integrar o júri nas edições de 2013, 2014 e 2015. Em 2008, como bolsista, foi o único arranjador brasileiro selecionado para o Festival Internacional “The Real Acappella Festival”, promovido pelo quinteto vocal sueco The Real Group, na cidade de Västerås, Suécia, estudando com Anders Edenroth, Peder Karlsson, Jake Moulton e Essi Wuorella. Em 2002, participou do VII Curso Internacional de Regência Coral, com o maestro londrino Bob Chilcott, e a maestrina Janet Galván, de Nova York. Como educador ministrou oficinas sobre Música Popular Brasileira durante as atividades pedagógicas em escolas da região de Fribourg, Suíça, em 2004. Participou, em 2003, do "Curso de Atualização para professores de Escolas em Convênio Pedagógico com o Conservatório Brasileiro de Música" em oficinas ministradas por Helder Parente, Maria Antonieta Silva, Valéria Bertoch, Fernando Lebeis e José Costa D’Assunção. Estudou, em cursos de extensão, com o compositor húngaro Ian Guest, o guitarrista e arranjador Nelson Faria, Antônio Manuel Guerreiro, Glória Calvente e Elza Lakschevitz. Além da carreira acadêmica, como docente, Diogo Rebel, como diretor musical, atua em diversas montagens e espetáculos cênicos-musicais, tais como “O Santo Milagroso”, de Lauro César Muniz (Cia Grupo em Grupo de Artes Cênicas 2013-2017), “O Grande Circo Místico”, de Edu Lobo e Chico Buarque (Coro Cênico UCAM 2014-2016), “Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare (Cia Arteira 2016-2018), “78 Musical”, de David Massena (direção Bernardo Dugin 2017-2018), “Os Imigrantes” (Associação Artístico-Cultural Cantomusarte 2018) entre outros.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Composição, arranjo e direção musical no teatro: recursos e possibilidades musicais em cena. Neste minicurso serão analisadas - com ênfase na composição musical - as trilhas sonoras originais para três montagens cênico-musicais: "O Sonho do Arco-íris", de Daniela Santi (infantil), "Eros - O amor em Musical", de Rebecca Noguchi (jovem) e "Sonhos de uma noite de Verão, de William Shakespeare (adulto). 

PÚBLICO-ALVO: Estudantes da Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro do IFF

DATA: 26/11/2020  HORÁRIO: 19:00h ás 21:00h

VAGAS: 200

Introdução à Linguagem Python para a Ciência de Dados

Ministrante:Paula Brandão Furlan

Local:online

Paula Brandão Furlan

Avatar

Engenheira de Controle e Automação pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA, com graduação sanduíche na University of Rhode Island - URI. Fez mestrado e é atualmente doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atua em projetos de Engenharia como desenvolvedora de software embarcado de tempo real para aplicações críticas e também como professora substituta no Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Nos últimos 15 anos o uso da Linguagem Python vem apresentando um crescimento estrondoso. Devido a facilidade para aprendê-la e também a todos os seus recursos serem gratuitos, muitas empresas estão migrando seus serviços para esta linguagem. Dessa forma, a linguagem já se tornou obrigatória para quem pretende se enveredar no mundo da programação. Dentre tantas aplicações possíveis com a linguagem, a Ciência de Dados vem ganhando cada vez mais destaque, por causa das bibliotecas poderosas que a Linguagem Python possui. Por isso, o minicurso ministrado fará uma introdução à linguagem Python com uma demonstração do seu uso na área de Ciência de Dados.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação.

RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador com acesso à internet. 

PARTE I:  DATA: 25/11/2020  HORÁRIO: 19:00h às 21:00h

PARTE II: DATA: 26/11/2020  HORÁRIO: 19:00h às 21:00h

VAGAS: 50

Uso da Khan Academy

Ministrante:Dayse Maria Alves de Andrade Ribeiro

Local:online

Dayse Maria Alves de Andrade Ribeiro

Avatar

Possui graduação em Licenciatura em Ciências, com habilitação em Matemática, pela Faculdade de Filosofia de Campos (1993). Especialização em Produção e Sistemas do atual IFF Fluminense, campus Campos - Centro (2006). Mestra em Matemática, com diploma de conclusão do Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional outorgado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (22 de março de 2013). Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal Fluminense de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, lotada no campus Campos Guarus. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Analítica, Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O uso da Khan Academy como complemento do ensino-aprendizagem. Criação de turmas; recomendação de atividades como artigos, vídeos e exercícios online; visão geral de atividades e do progresso dos alunos; visualização de notas. Qualquer pessoa pode acessar essa ferramenta de ensino, gratuitamente, como professor, aluno ou pais (responsáveis).

PÚBLICO-ALVO: Servidores e discentes do IFFluminense Guarus

DATA: 25/11/2020

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

VAGAS: 30

Música, Cultura e Sociedade - Introdução à Etnomusicologia.

Ministrante:Thomas Fontes Saboga Cardoso e Fernanda Morales dos S. Rios

Local:Online

Fernanda Morales dos S. Rios

Avatar

É mestranda do Programa de Pós Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), licenciada em Música pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e em Artes Visuais pelo Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), especialista em Ensino de Arte pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), especialista em Educação Musical pela Faculdade Vale do Cricaré (FVC), técnica em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em música do Instituto Federal Fluminense (IFF) e possui experiência no ensino de arte, com ênfase na educação musical.

 

 

Thomas Fontes Saboga Cardoso

Avatar

"É compositor, violonista, musicólogo e educador carioca. Em 2010, lançou o disco de composições ""O Desague"", com o seu Quarteto Impressons. Seu arranjo para a composição ""Valsa de índio"", de Gustavo Melo, foi premiado com o Troféu Radamés Gnattali de melhor arranjo no II Festival das Rádio Nacional e Mec em 2010. Sua música ""Baião de Camara"", parceria com Thiago Amud, foi gravada por Milton Nascimento em conjunto com Simone Guimarães, no disco ""Flor de pão"" (Biscoito Fino). É doutor em Musicologia pela Université Paris-Sorbonne, em curso realizado com bolsa de doutorado pleno no exterior da Capes. Em sua tese, investigou a relação entre o popular e o erudito na música de Astor Piazzolla. Seu trabalho como musicólogo enfoca os violonistas-compositores brasileiros, a música de Astor Piazzolla e o tango. Paralelamente, sobre estes mesmos objetos de pesquisa, desenvolve reflexão sobre o encontro e o diálogo entre a produção musical popular e erudita, incluindo considerações históricas e sociológicas pertinentes a esta relação dicotômica. Possui Licenciatura e Mestrado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em música do Instituto Federal Fluminense (IFF)."

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

"O campo da Etnomusicologia refere-se ao estudo da música de diferentes culturas, tendo como enfoque central compreender a música enquanto fenômeno inserido em seu contexto sociocultural. Qual a função da música para cada grupo social? Como e quando os indivíduos praticam música, qual o significado da música para um determinado grupo social? 

Este minicurso propõe apresentar ao participante esse campo de estudos e as suas principais questões, vislumbrando ainda a sua potencial e efetiva contribuição para o campo da educação musical, ao possibilitar inserir músicas de importantes manifestações artísticas brasileiras ainda muito pouco presentes no atual currículo, como as ameríndias e as afrodescendentes."

PÚBLICO-ALVO: Alunos de graduação e pós-graduação

DATA: 26/11/2020     HORÁRIO: 19:00h às 22:00h

VAGAS: 35

Da Arte Barroca à Contemporânea: uma viagem afrobrasileira

Ministrante:Raquel Fernandes

Local:online

Raquel Fernandes

Avatar

Atriz, pesquisadora, escritora e professora de Artes Visuais do Instituto Federal Fluminense- Campos Campus Centro, atuando no Ensino Básico, Graduação e Pós-Graduação. Atualmente exerce também a função de Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Teatro. Mestre em História e Crítica da Arte pela UERJ, Especialista em Literatura, Memória Cultural e Sociedade pelo CEFET, Licenciada em Artes Visuais pela UNIVERSO, Bacharel em Teatro pela UNIRIO. Atualmente desenvolve um estudo de Formação para Dança Flamenca pela EFA (Escola de Flamenco da Andaluzia) e Coordena  um Projeto de Descolonização da Estética na arte Afrobrasileira.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O Minicurso faz uma leitura e abre uma reflexão acerca da produção estética nas artes visuais no Brasil, saindo da visão eurocêntrica e focando nas influências africanas na formação da imagem popular e erudita do Brasil. No desenrolar da atividade serão mostradas imagens, vídeos e será disponibilizado textos para posterior leitura de acordo com o interesse dos participantes; Haverá momentos para perguntas e conversas sobre o Ensino de Arte Afrobrasileira no Brasil. Por que não?

PÚBLICO-ALVO: Docentes e discentes de Ensino Médio e Graduação, comunidade externa

DATA: 26/11/2020  HORÁRIO: 10:00h ás 12:00h

VAGAS: 50

Saúde do homem: políticas, ações e estratégias de enfermagem

Ministrante:Elizabeth Rose Costa Martins

Local:online

Elizabeth Rose Costa Martins

Avatar

Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO - (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ- (2006). Atualmente é professor Associado do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor colaborador do Programa de Pós graduação em Enfermagem - UERJ, na linha de pesquisa "Fundamentos filosóficos, teóricos e tecnológicos do cuidar em saúde e enfermagem". Coordenadora da área de Fundamentos de enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da UERJ. Coordenadora da subárea - Saúde Trabalho e Meio Ambiente III - 3º Período da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Homem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde do homem, promoção a saúde, prevenção, Sistematização da Assistência de enfermagem. Coordenadora do Projeto de Extensão " Cuidando da Saúde do Homem na promoção a saúde e prevenção de agravos".

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Estimular a compreensão da realidade singular masculina, trazendo a Saúde e integralidade; Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem; Vulnerabilidade masculina; (In)visibilidade do homem na atenção a saúde e o cuidado de enfermagem

PÚBLICO-ALVO: Profissionais de enfermagem

DATA: 25/11/2020  HORÁRIO: 10:00h às 11:00h

VAGAS: 50

Top Tips for ENEM

Ministrante:Karine Soares de Souza Silva

Local:Online

Karine Soares de Souza Silva

Avatar

Licenciatura em Letras Português/ Inglês pela UNIFLU Pós-Graduação em Educação do Pensamento em Letras pela UNIFLU Curso para Professores de Inglês em Creative Teaching em Hilderstone College -Inglaterra Mestrado em andamento em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFFluminense Já atuou como professora de Inglês em todas as esferas: municipal, estadual, particular e atualmente é professora de Inglês no IFFluminense nos cursos integrados do Ensino Médio e Centro de Línguas

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A oficina contará com informações, dicas para ajudar os alunos a fazerem uma boa prova do ENEM em relação à Língua Inglesa

PÚBLICO-ALVO: Alunos concluintes que farão a prova do ENEM

DATA: 25/11/2020 HORÁRIO: 10:00h às 11:00h

VAGAS: 30

Ações e estratégias gerenciais de enfermagem no enfrentamento da pandemia por COVID-19

Ministrante:Ronilson Gonçalves Rocha e Luciana Assad

Local:Online

Ronilson Gonçalves Rocha

Avatar

Doutor em Enfermagem pela UERJ. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Professor adjunto do departamento de fundamentos de Enfermagem/UERJ. Docente do Programa de Residência em Enfermagem HUPE/UERJ. Docente do Programa de Doutorado em Ciências Médicas da Faculdade IDOR e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto DOr. Coordenador Nacional dos Programas de Residência em Terapia Intensiva da Rede D'Or São Luiz. Coordenador do Projeto de Extensão Profilaxia de tromboembolismo venoso em unidades de internação.

 

 

Luciana Guimarães Assad

Avatar

Doutora em Enfermagem pela UFRJ. Mestre em Enfermagem pela UFRJ. Especialista em Qualidade em saúde e segurança do paciente pela FIOCRUZ. Docente Associada no Departamento Fundamentos de Enfermagem da UERJ. Coordenadora do Curso de Especialização Residência de Enfermagem do HUPE/UERJ; Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologia em Saúde e Enfermagem no Contexto da Segurança do Paciente em Ambiente Hospitalar/UERJ; Membro do Núcleo de Segurança do Paciente do HUPE/UERJ

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A proposta do minicurso é abordar as ações gerenciais promovidas por enfermeiros atuantes no sistema público e privado de saúde. Serão apresentadas ações de enfermeiros docentes que coordenaram treinamentos de profissionais de saúde para o combate a pandemia, assim como a descrição do processo de trabalho e da assistência de enfermagem a pacientes com COVID-19. Por fim serão apresentadas as perspectivas a curto, médio e longo prazo em relação a saúde dos trabalhadores da enfermagem e da saúde em geral.

PÚBLICO-ALVO: Acadêmicos de graduação, residentes e profissionais de saúde.

DATA: 24/11/2020

HORÁRIO: 10:00h à 11:30h

VAGAS: 100

A educação ambiental como tema transversal e a integração entre o ensino de graduação e pós-graduação

Ministrante:Mario Sérgio Michaliszyn

Local:Online

Mario Sérgio Michaliszyn

Avatar

Mario Sergio Michaliszyn concluiu o doutorado em Ciências Sociais - Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Concluiu o mestrado em Ciências Sociais - Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e graduou-se em Ciências Sociais ? Licenciatura e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Católica do Paraná, em 1984. Dentre as atividades profissionais desenvolvidas destaca-se sua participação como Coordenador do Núcleo de Convivência de Guaraqueçaba, da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS (1992-94). Foi membro da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids do Paraná e Coordenador Estadual do Projeto Prevenção ao Uso indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Escolas do Paraná, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (1995-98). Atua como docente no ensino superior desde 1986 e atualmente é professor titular da Universidade Positivo, no curso de graduação em Direito e no Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Antropologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antropologia, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, drogas, educação, educação em saúde, educação ambiental, ensino-aprendizagem, pesquisa, populações tradicionais, promoção à saúde, Saúde Pública.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Discutir a relevância da educação ambiental como tema transversal no ensino superior.

PÚBLICO-ALVO: Docentes e discentes de graduação e pós-graduação.

DATA: 26/11/2020

HORÁRIO: 10:00h à 12:00h

VAGAS: 20

Como ser Lean Manufacturing

Ministrante:Christian Reis da Silva

Local:Online

Christian Reis da Silva

Avatar

Mestre em Engenharia de Producao pela UFF com mais de 20 anos de experiencia na área industrial em 2 multinacionais farmaceuticas de grande porte e destaque no mercado. Possui MBA em Gestao Empresarial pela FGV/RJ, e dupla certificacao como LeanSigma Black Belt e Lean Professional.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O que é o Lean Manufacturing? Por que adotar esta filosofia? Quais os primeiros passos e como implementar uma cultura de melhoria continua na prática?

PÚBLICO-ALVO: Universitários

DATA: 26/11/2020

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

VAGAS: 20

Elaboração, aplicação e análise estatística de questionários

Ministrante:Eduardo Shimoda

Local:Online

Eduardo Shimoda

Avatar

Graduação em Zootecnia pela UFV (1995), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Produção Animal pela UENF. É coordenador-adjunto, docente permanente e orientador do mestrado e doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade e do mestrado em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional da Universidade Candido Mendes – Campos. Na área de Qualidade em Serviços, orientou mestrandos e doutorandos, publicou artigos em periódicos e eventos científicos e prestou consultoria a diversas empresas.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

No minicurso será abordados aspectos técnicos e científicos para elaboração e aplicação de questionários, bem como as análises estatísticas mais usuais para obtenção dos resultados a partir do questionário.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação

DATA: 25/11/2020

HORÁRIO: 10:00h à 12:00h

VAGAS: 50

O que devo fazer para controlar minha vida financeira e aprender a investir e ganhar mais dinheiro?

Ministrante:Leonardo Ribeiro

Local:Online

Leonardo Ribeiro

Avatar

CEO da Para Dar Certo; Doutorado em Engenharia pela COPPE UFRJ; Mestrado em Logística pela PUC RIO; Engenheiro de Produção. Mais de 12 anos com experiência na área da gestão, com mais de 130 trabalhos de consultorias espalhadas pelo Brasil, com direito a 3 prêmios intenacionais pela metodologia proposta da sua empresa Para Dar Certo.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Oficina com todos os passos para cada participante criar uma educação financeira efetiva e os seus próximos investimentos. O objetivo é que cada pessoa saia com uma nova mentalidade sobre o dinheiro.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes em geral

DATA: 25/11/2020

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

RECURSOS NECESSÁRIOS: Aparelho eletrônico (celular, tablet ou notebook) com internet.

VAGAS: 100

História da Enfermagem: Reflexão teórica como aspecto fundamental para valorização profissional

Ministrante:Fabrícia Martins Sales

Local:Online

Fabrícia Martins Sales

Avatar

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), pós graduação em Gestão Hospitalar (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Enfermagem Clínica e Gestão Hospitalar. Atuou como enfermeira coordenadora da unidade de clínica médica do Hospital Geral de Guarús (2000 - 2007) , enfermeira do Hospital Ferreira Machado (2007-2019) e como professora da Escola Estadual João Barcelos Martins (2002 - 2010) e da Universidade Salgado de Oliveira (2003 - 2010). Atualmente é professora do curso técnico em enfermagem do Instituto Federal Fluminense. Como docente, ministra disciplinas relacionadas às seguintes áreas: Saúde do adulto e do idoso, terapia intensiva, metodologia da pesquisa científica, história da enfermagem, administração em enfermagem e sistematização da assistência de enfermagem.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O curso tem por objetivo oportunizar uma reflexão acerca da relação entre aspectos teóricos e práticos da enfermagem. Inicialmente será feita uma explanação a cerca da vida e da obra das principais teóricas da enfermagem, grandes mulheres que no passado deram significado à profissão e que ainda hoje são referências mundiais em todas as áreas de atuação da enfermagem. A seguir, será apresentada uma análise contextualizando as teorias com a prática da enfermagem moderna e atual, citando estudos sobre as projeções para o futuro das 4 categorias que compõe a profissão. Finalizando, haverá um tempo reservado a perguntas e/ou comentários.

PÚBLICO-ALVO: Enfermeiros, técnicos em enfermagem, acadêmicos de enfermagem e alunos de cursos técnicos em enfermagem.

DATA: 24/11/2020

HORÁRIO: 10:00h à 11:30h

VAGAS: 50

Atendimento às condições de validade das Licenças Ambientais- Uma visão prática

Ministrante:Paulo Henrique Zuzarte Ferreira

Local:Online

Paulo Henrique Zuzarte Ferreira

Avatar

Mestre em políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial pela UFRRJ;; Tecnólogo em Gestão Ambiental- CEFETRJ; Advogado; Especialista Direito Ambiental; Pós Graduado em Educação para Gestão Ambiental-UERJ; Especialista em áreas degrada- UERJ/INEA; Engenharia Sanitária e Ambiental- ENSP/FIOCRUZ. Com mais de 20 anos de experiência na área ambiental e de sustentabilidade, atuante nos setores público, privado e terceiro setor. Atual responsável pela Gerência de Licenciamento de Atividades Não Industriais do Instituto Estadual do Ambiente- GELANI/INEA-RJ. Anteriormente atuava junto a Gerencia de Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental- GEILAM/INEA-RJ, como coordenador e gerente nesta ordem.

 

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Analisar de forma prática os critérios e procedimentos a serem adotados para o cumprimento de condicionantes das licenças ambientais no Estado do Rio, aplicada aos empreendimentos ou atividades, para os quais receberam documento do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e Demais Procedimentos de Controle Ambiental– SELCA.

PÚBLICO-ALVO: Aberto a todos os interessados.

DATA: 24/11/2020

HORÁRIO: 19:00h à 21:00h

VAGAS: 100