Minicursos

Noções Básicas de Regência Orquestral - Uma Abordagem Prática

Ministrante: Pablo Augusto Ferreira da Luz

Local:

Pablo Augusto Ferreira da Luz

Avatar

Mini-currículo: Pablo Augusto é Licenciado em Música pelo IFF Campus Campos-Guarus, Especialista em Ensino de Artes pela FAVENI. Regente Coral e Orquestral formado pelo CCMC, atuando há mais de 8 anos à frente de Coros gospel's, jovem, estudantis/universitários. Além de ser professor de Canto e Piano há mais de 5 anos e, professor da educação básica. Atualmente é Regente do Coral Principal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Madureira, Regente Auxiliar da Orquestra da mesma instituição e Barítono no Coro de Câmara de Campos.

 

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Minicurso de Noções Básicas de Regência Orquestral. O minicurso será dividido em dois momentos: Uma abordagem teórica sobre a Técnica Gestual Básica de Regência (entradas, cortes, dinâmica), o uso da Batuta, a figura e importância do maestro, a posição dos músicos na orquestra; e um segundo momento de prática de regência, onde o aluno realizará na prática o que aprendeu na primeira parte do minicurso/oficina.

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Licenciatura em Música, Músicos de Orquestra e Banda, músicos em geral.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00h à 17:00h

REQUISITOS: Batuta ou Lápis/Caneta

VAGAS: 20

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Exercício físico e envelhecimento: O esporte de combate como proposta de intervenção.

Ministrante: Diego Gama Linhares

Local: Mini-auditório / quadra

Diego Gama Linhares

Avatar

Mini-currículo: 

- Graduado em Educação Física;

- Especialista em fisiologia do exercício e avaliação;

- Especialista em fisiologia neuromotor;

- Especialista em cinesiologia e biomecânica;

- Doutorando e Mestre em ciências do exercício e do esporte (Uerj);

- Professor e coordenador universitário;

- Instrutor internacional IV Dan de taekwondo ITF.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

- Mostrar os efeitos fisiológicos com o envelhecimento;

- Evidenciar os efeitos do exercício físico no idoso;

- Apresentar o esporte de combate como ferramenta de inclusão e melhora da aptidão física nessa população.

PÚBLICO-ALVOAlunos e profissionais da área de saúde.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00h à 13:00h

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 50

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Marketing digital para profissionais da área de saúde

Ministrante: Fernanda Fraga Pessanha

Local: mini auditório

Fernanda Fraga Pessanha

Avatar

Mini-currículo: Especialista em Farmacologia, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica (2020), Mestre em Química de Alimentos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2010) e Graduada em Farmácia pela Faculdade de Medicina de Campos (2007). Habilitada em Sala de Vacinação (2019). Atua como Auditora Fiscal de Vigilância Sanitária na Prefeitura de São João da Barra - RJ. Perita Judicial pelo Curso Beta (2021). Possui experiência na área de Química de Alimentos, Bromatologia e Farmacognosia, atuando principalmente com constituintes químicos, alimentos funcionais, pitanga (Eugenia uniflora L.), técnicas cromatográficas e análises físico-químicas. Revisora de artigos científicos da Revista Vértices e da Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos. Coautora do livro Farmacêuticos que contribuem para um país melhor volume 2. Criadora de conteúdo digital no Instagram @farmaceuticafernandafraga.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A proposta do minicurso tem como objetivo mostrar como o acadêmico e/ou profissional pode realizar um trabalho nas redes sociais realizando o seu marketing pessoal para divulgar o seu trabalho, demonstrando a sua marca pessoal e desta forma conquistar novas oportunidades, conseguir mais clientes, fazer novos contatos através de um networking de valor. Conteúdo que será abordado: Redes sociais e as possibilidades de trabalho que pode ser realizado em cada uma. A importância do marketing pessoal. Networking. Como produzir conteúdo no Instagram. Análise das métricas para ajudar na produção de conteúdo. Orientações práticas de como ser notado no Instagram e conseguir mais seguidores. Na parte prática será ensinado como produzir vídeos e fotos para postar nas redes sociais em tempo real.

PÚBLICO-ALVOAcadêmicos e profissionais da área de saúde

DATA: 09/11

HORÁRIO: 18:00 à 21:00

REQUISITOS: Celular

VAGAS: 50

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Dá pra ficar rico estudando?

Ministrante: Luíza Cassiano Rangel

Local: sala 105 bloco F

Luíza Cassiano Rangel 

Avatar

Mini-currículo: DESIGNER do Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, investidora e apaixonada pela área de finanças. Formada em Design Gráfico, Especialista em Mídias Interativas, Mestre e Doutora em Planejamento Regional.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O que é ser rico? O que é riqueza pra mim? Preciso estudar para ficar rico? Por que estudar? Como estudar pode me ajudar a ficar rico? Afinal, dá pra ficar rico estudando? #boradescobrir

PÚBLICO-ALVOEstudantes de todos os cursos de todos os níveis de ensino

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 18:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 40

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

O compositor-dramaturgo: Procedimentos musicais em espetáculos cênicos a partir da montagem de Sonho de uma noite de verão

Ministrante: Diogo Rebel e Carvalho

Local: Laboratório de Práticas Musicais

Diogo Rebel e Carvalho

Avatar

Mini-currículo: Doutorando em Música (Processos Criativos) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Diogo Rebel é mestre em Linguagem e Estruturação Musical (Composição) pela mesma universidade e bacharel em Composição Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música. Motivado pela busca de referências sonoras, visuais e bibliográficas voltadas à análise do repertório e da performance cênico-musical concebidos a partir da segunda metade do século XX, sua pesquisa em música versa sobre os diversos contextos e processos criativos nas interfaces entre composição musical e criação cênica nos mais diversos contextos estéticos e estilísticos na contemporaneidade. Elementos ligados à Ópera Contemporânea, ao Teatro Musical, à Música-Teatro e ao Teatro Contemporâneo, à Poesia Sonora e à Música Eletroacústica, bem como à relação entre o som e a palavra em performances cênico-musicais modernas e contemporâneas, tangenciam seu trabalho como pesquisador. No campo da performance, como instrumentista, compositor e diretor musical, atuou em diversas montagens e espetáculos cênicos-musicais, tais como “O Santo Milagroso”, de Lauro César Muniz (Cia Grupo em Grupo de Artes Cênicas), “O Grande Circo Místico”, de Edu Lobo e Chico Buarque (Coro Cênico UCAM), “Sonho de uma noite de Verão”, de William Shakespeare (Cia Arteira), “O Sonho do Arco-íris”, de Daniela Santi (Cia Grupo em Grupo de Artes Cênicas), “78 Musical”, de David Massena e Bernardo Dugin, “Os Imigrantes” (Cantomusarte), “Eros - O amor em Musical”, de Rebecca Noguchi, “Jogando em Todas - Teatro de Improviso”(Cia Arteira), entre outros.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A fim de dar sustentação à hipótese de que o discurso sonoro, cênico, poético, do movimento e das artes visuais, nas interfaces entre Música e Teatro, devem entrelaçar-se em prol de uma dramaturgia "polifônica", e, ainda, acreditando ser o decurso mais estimulante que o resultado, no presente minicurso, a partir da análise de materiais, textos, personagens, elementos estéticos e visuais, escolhas musicais, sonoras e timbrísticas, possibilidades e recursos técnicos etc., abordaremos os processos criativos que nortearam a produção e montagem do espetáculo Sonho de uma noite de Verão, de William Shakespeare, concebido pela Companhia Arteira.

PÚBLICO-ALVO: Alunos e professores da Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro do IFF.

DATA: 08/11

HORÁRIO: 14:00h à 17:00h

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 40

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

EXPERIMENTAÇÕES DA HISTÓRIA ORAL: HISTÓRIA REGIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE OS SABERES HISTÓRICOS E ACADÊMICOS

Ministrante: Simone da Silva Viana

Local: sala 101 bloco F

Simone da Silva Viana

Avatar

Mini-currículo: Mestre em Políticas Sociais - UENF, Especialista em História Moderna e Contemporânea PUC - MG, Graduada em História e Pedagogia, Professora Ensino Superior na Universidade Estácio de Sá nos cursos Direito, Pedagogia, Psicologia. Professora Pesquisadora do Programa Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá, Professora e Coordenadora Pedagógica SEEDUC/RJ na modalidade Ensino Médio no Colégio Estadual Dr. Barros Barreto, Professora Conteudista EAD Graduação e Pós-Graduação, Professora e Pesquisadora nas áreas História Moderna e Contemporânea, História Regional, Trabalho, Políticas Sociais e Públicas, Educação e Cultura.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O minicurso objetiva compreender a importância da História Regional no espaço acadêmico, em diversos cursos de Licenciatura e Ciências Humanas e Sociais, buscando explorar o potencial da pesquisa qualitativa. Apresentando o método da história oral na sua modalidade de trajetórias de vida, tradições e memórias com o propósito de ressoar para todos aqueles que investigam e que constroem os espaços onde se vive, a possibilidade da utilização da oralidade em investigações científicas. Oportunizar uma problematização dos aspectos teórico metodológicos referentes a História Regional, nas pesquisas sobre história de vida, tradições e histórias locais; investigando as memórias familiares e os percursos adotados por narradoras e narradores na construção de suas identidades individuais e coletivas; levando em conta as tradições, diversos contextos históricos e os laços existentes entre diferentes temporalidades. Nesse sentido, a tradição oral construída por diferentes gerações é examinada numa perspectiva dialógica e participativa, que aponta para experimentações da história oral no protagonismo da História Regional no espaço da educação superior, no tempo presente.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00h à 17:00h

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 40

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Oficina de Biblioterapia

Ministrante: Mabel Lopes de Azevedo

Local: sala 101 Bloco F

Mabel Lopes de Azevedo

Avatar

Mini-currículo: Mabel Lopes de Azevedo é Bibliotecária do Sesc Campos, aplicadora de Biblioterapia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem na UENF, Pós-Graduada em Administração Financeira, MBA em Business Intelligence, com formação em Biblioteconomia, Licenciatura em Geografia, Tecnólogo em Gestão Financeira, Bacharel em Administração (em andamento), com curso Técnico em Secretariado Escolar. Atualmente pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da Existência - NEPPFFE. Atuou de outubro de 2019 a 2021 como estudante pesquisadora do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - UFRRJ e como avaliador(a) de projetos na 2 etapa-Habilitação de Projetos de Edital de Cultura Sesc RJ 2022, promovido pelo Sesc/ARRJ, durante o período de 14/12/2021 a 21/12/2021, tendo experiência na área cultural participando na elaboração e execução de atividades relacionadas às áreas de Biblioteca e Literatura.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

•Introdução:A sociedade contemporânea enfrenta diversos males que afetam a saúde mental. O estresse, a ansiedade, a depressão e outros males, estão atingindo em grandes proporções a sociedade. Sociedade esta que vive em constante aceleração devido ao desenvolvimento das tecnologias e o indivíduo vive essa aceleração de uma forma desenfreada que o ausenta de momentos de vivências compartilhadas e sem momentos reservados para si; aumentando a fragilidade nas relações e proporcionando tais males. Nesse cenário, a Biblioterapia terapia através da leitura objetiva ao indivíduo através das leituras literárias uma espécie de auxílio na pacificação de sentimentos, proporcionando os compartilhamentos e as vivências em grupo ou individuais. • Objetivos: proporcionar aos participantes através de exercícios práticos de leitura reflexões pautadas em vivências cotidianas que podem ser ressignificadas e mostrar a importância da Biblioterapia como ferramenta de auxílio para a saúde mental. • Metodologia: A partir da apresentação de conceitos da Biblioterapia e seus benefícios, aplicar exercícios práticos de leitura promovendo debates remetidos à situações vivenciadas no cotidiano e promover através da escrita o exercício das reflexões extraídas. Para finalizar, apresentação dos resultados ocorridos através do encontro.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00 à 12:00

REQUISITOS: Papel e caneta

VAGAS: 15

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Multisenssorialidades do Corpo: explorando o elo entre os espaços internos e externos de si

Ministrante: Rachell Goret Rosa Batista e Rogério da Silva Peixoto

Local: sala 103 bloco F

Rachell Goret Rosa Batista e Rogério da Silva Peixoto

Avatar

Mini-currículo: Rachell Rosa Natural de Campos dos Goytacazes, 24 anos. Licencianda em Teatro pelo IFFluminense; facilitou oficinas de Teatro do Oprimido na Escola Municipal Farol de São Thomé e no Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart - APOE, por meio do projeto de extensão TOCA Teatro do Oprimido e Comunidades em 2022 e 2023. Atualmente bolsista de Iniciação à Docência, facilitando oficinas de Teatro no Liceu de Humanidades de Campos através do PIBID-ARTES. É voluntária do projeto extensionista SARAVÁ GIRAMUNDO: diálogos formativos entre a comunidade tradicional, a educação básica e a formação de professores. Atriz e pesquisadora no Grupo Erosão e Moinho Cênico desde 2019.

Rogério Peixoto Natural de Cambuci, 22 anos. Licenciando em Teatro pelo IFFluminense, facilitou oficinas de Teatro do Oprimido na Escola Municipal Farol de São Thomé e no Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart - APOE, por meio do projeto de extensão TOCA Teatro do Oprimido e Comunidades em 2022. Atualmente facilita oficinas de Teatro no Liceu de Humanidades de Campos no PIBID-ARTES. Autor do videopoema "Ir" e da videoperformance “Luz" exibidas no evento ECOS II - Ruídos do Isolamento, em 2021. Ator e iluminador, tendo atuado no espetáculo "A Pata Patafísica" como iluminador cênico, projeto contemplado pelo edital Cultura Presente nas Redes 2. Integrante e um dos fundadores do grupo teatral Cambuciense "Coletivo Kãmu", que se dedica a pesquisa do teatro no interior.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A oficina propõe a disponibilidade dos corpos presentes para adentrar num campo investigativo do corpo no espaço e dos espaços sensíveis. Sendo assim, serão desenvolvidos jogos teatrais relativos à construção estética e critica da percepção sensorial do mundo, bem como os desdobramentos poéticos possíveis a partir dos borramentos entre os efeitos de presença.

PÚBLICO-ALVOPessoas de 15 até 60 anos

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 25

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

EMPREENDEDORISMO E MARCAS: DO CONCEITO À PROTEÇÃO.

Ministrante: Michael Flor Monteiro

Local: sala 102 bloco F

Michael Flor Monteiro

Avatar

Mini-currículo: Bacharel em Administração de Empresas e licenciado em História. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí, além de possuir especialização em Cidades e suas Tecnologias pelo Instituto Federal Fluminense (Campus Campos Centro). Atualmente, encontra-se na fase de conclusão de um MBA em Gestão Empreendedora no IFSudeste de Minas, Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no Instituto Federal Fluminense (Campus Campos Guarus). Membro ativo do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Desenvolvimento Municipal/Regional (GPIDMR-ITEP-UENF-RJ).

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Este minicurso oferece um panorama dos principais tópicos relacionados ao empreendedorismo e à proteção de marcas. Ele fornece uma visão geral dos conceitos essenciais, incluindo a diferença entre Marca, Nome Fantasia e Nome Empresarial, uma definição clara do que constitui uma marca, os benefícios cruciais de registrar uma marca, os requisitos necessários para o registro e um guia passo a passo para auxiliar os participantes no processo de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

PÚBLICO-ALVOPessoas Interessadas no tema.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Serpentes do Norte Fluminense, a importância da conservação e prática de manejo.

Ministrante: Carlos Victor de Souza Gomes e Giovanna Bernardo Nascimento Paes

Local: sala 1 Bloco E

Carlos Victor de Souza Gomes

Avatar

Mini-currículo: EDUCAÇÃO: CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO MEIO AMBIENTE - Instituto Federal Fluminense - Campos Campus Guarus Cursando 3º série do Ensino Médio. ATIVIDADES ACADÊMICAS: - HERPETO EM FOCO Curso “SERPENTES NO NORTE FLUMINENSE”. 15 e 16 de abril de 2023. Carga horária: 8 horas. - IX CONEPE Participação no 9° Congresso de ensino, pesquisa e extensão (CONEPE) - 2022 Sala temática virtual: Pensar Global, Agir local. Proposta de alternativa ao consumo de plástico de uso único no refeitório do campus IFF Guarus.

Giovanna Bernardo Nascimento Paes

Avatar

Mini-currículo: EDUCAÇÃO: CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO MEIO AMBIENTE - Instituto Federal Fluminense Campos Campus Guarus Cursando 3º série do Ensino Médio. IX CONEPE: Participação no 9° Congresso de ensino, pesquisa e extensão (CONEPE) - 2022 Sala temática virtual e palestra: RESTINGA: SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTOS.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

As serpentes são seres que desde os primórdios da história são citadas e vistas de diversas formas. No Brasil, pode-se observar uma grande diversidade de tal animal, sendo de extrema importância e relevância a preservação e estudo do mesmo. Com isso, nosso Minicurso tem por objetivo, favorecer o estudo sobre o tema, gerando conhecimento e educando pessoas ao apresentar o assunto ofídico tanto em nível nacional e principalmente regional com a região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, além de desmistificar os mitos relacionados às mesmas e ainda realizar uma demonstração de manejo de serpente da espécie Jibóia arco-íris da Amazônia (Epicrates cenchria cenchria), promovendo assim, uma experiência enriquecedora.

PROFESSORA ORIENTADORA: Monique Freitas Neto 

PÚBLICO-ALVOAberto para todos.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Aprenda a fazer uma Composteira em sua casa

Ministrante: Eduarda Vianna Neves, Lara Pessanha Tavares, Vitória Cabral de Alvarenga, Kaillane de Sousa Carneiro, Layrianne Gomes Barreto e Anny Karollyne Maricá dos Santos

Local: Viveiro Capivara

Eduarda Vianna Neves, Lara Pessanha Tavares, Vitória Cabral de Alvarenga, Kaillane de Sousa Carneiro, Layrianne Gomes Barreto e Anny Karollyne Maricá dos Santos

Avatar

Mini-currículo: Técnicos em meio ambiente

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O propósito da oficina é instruir os indivíduos sobre a fabricação de uma composteira doméstica em seu domicílio, demonstrando que a tarefa não é tão complexa como pode inicialmente parecer e enfatizando os benefícios potenciais tanto para o indivíduo quanto para o meio ambiente.

PÚBLICO-ALVO:Qualquer indivíduo que tenha interesse em estabelecer ou adquirir conhecimento sobre a criação de uma composteira doméstica.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 10

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Introdução às metodologias ativas

Ministrante: Audimara Barbosa Martinho

Local: sala 103 bloco F

Audimara Barbosa Martinho

Avatar

Mini-currículo: Professora de geografia formada pelo IFF Campos, Assistente Social formada pela UFF, Especialista em práticas pedagógias pelo IFNMG e especialista em Docência pelo IFMG.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Introdução às metodologias ativas na educação

PÚBLICO-ALVOProfessores e estudantes

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00 à 12:00

REQUISITOS: Internet no celular para dinâmica

VAGAS: 15

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

OFICINA: Entrelaçando Espaço, Corpo e Natureza

Ministrante: Rachell Goret Rosa Batista

Local: sala 105 bloco F

Rachell Goret Rosa Batista

Avatar

Mini-currículo: Natural de Campos dos Goytacazes, 24 anos. Licencianda em Teatro pelo IFFluminense; facilitou oficinas de Teatro do Oprimido na Escola Municipal Farol de São Thomé e no Centro de Assistência Social e Terapêutico Diva Marina Goulart - APOE, por meio do projeto de extensão TOCA Teatro do Oprimido e Comunidades em 2022 e 2023. Atualmente bolsista de Iniciação à Docência, facilitando oficinas de Teatro no Liceu de Humanidades de Campos através do PIBID-ARTES. É voluntária do projeto extensionista SARAVÁ GIRAMUNDO: diálogos formativos entre a comunidade tradicional, a educação básica e a formação de professores. Atriz e pesquisadora no Grupo Erosão e Moinho Cênico desde 2019.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A subjetividade de uma nação influencia os seus corpos, costumes, valores e qualidade de vida. Enquanto sociedade ocidentalizada, nos é imposto constantemente um afastamento das afetações que circundam os espaços internos e externos do corpo. A cultura Yorubá possui um rico e complexo arranjo de valores civilizatórios que orientam as interações sociais e a forma como os corpos se relacionam entre si e com o mundo ao seu redor. Na cosmovisão Yorubá, os Orixás são divindades que simbolizam as forças da natureza, como a água, o vento, o trovão, os rios, entre outros. Esta oficina foi pensada como o início de um processo de instauração de espaço-tempo de percepção estética acerca do encruzilhamento espaço-corpo-natureza, a partir dos valores civilizatórios afrodiaspóricos: a oralidade, a ancestralidade, a circularidade, a corporeidade, a musicalidade, o cooperativismo, a memória, a ludicidade e a energia vital (axé).

PÚBLICO-ALVOpessoas de 15 a 50 anos

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00 à 12:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 15

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Ururau da Lapa em cena: múltiplas representações e possibilidades arte-educativas a partir da lenda urbana campista na perspectiva interdisciplinar

Ministrante: Elizangela Rosa de Araujo; Giovane Almeida Mota; Paula Aghata Pinto Batista; Wania Amelia Belchior Mesquita

Local: sala 104 bloco F

Elizangela Rosa de Araujo; Giovane Almeida Mota; Paula Aghata Pinto Batista; Wania Amelia Belchior Mesquita

AvatarAvatarAvatarAvatar

Mini-currículo: Eliz Rosa (Elizangela Rosa), Doutora em Sociologia Política e Mestra em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo - ES. Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Bolsa Estágio de Formação Docente (BEFD/SEDU). Integrou a equipe executora do projeto de pesquisa Diagnóstico da Qualidade do Ensino do Proeja: Região Norte e Noroeste Fluminense (OBEDUC/CAPES). Integrou o Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (UENF/IFF). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa: Cidade, Cultura e Conflito (PPGSP/UENF) e bolsista Universidade Aberta no projeto de extensão "Sociabilidades e Direitos no Programa Morar Feliz em Campos dos Goytacazes", vinculado à UENF. Tem experiência na área de Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-educação, Experiências Pedagógicas, Educação de Jovens e Adultos Profissional, Arte / Artistas de Rua, Jovens de Periferia, Sociabilidades e Direitos, Política Cultural e Passinho.

Giovane Mota, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como pedagogo social voluntário no projeto de extensão "Sociabilidades e Direitos no Programa Morar Feliz em Campos dos Goytacazes", vinculado à UENF. Tem experiência na área de Educação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Experiências Pedagógicas e Musicalização. Paula Aghata Pinto Batista Graduanda em ciências sociais na UENF e Atualmente bolsista da Associação dos Servidores do CNPq. Atua como voluntária no projeto de extensão "Sociabilidades e Direitos no Programa Morar Feliz em Campos dos Goytacazes", vinculado à UENF.

Wania Amelia Belchior Mesquita, Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF. Graduada (bacharelado e licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1995-1996), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/SBI (1998) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/SBI (2003). Pós-doutorado/ Estágio Sênior da CAPES no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2015). Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2012-2015) e pesquisadora (2010-2014) do PRONEX/FAPERJ Juventude, desigualdades e o futuro do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). É coordenadora do projeto de extensão "Sociabilidades e Direitos no Programa Morar Feliz em Campos dos Goytacazes", vinculado à UENF. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, pentecostalismo, desigualdades sociais, juventude e sociabilidade.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A proposta da oficina nasce das experiências vivenciadas no âmbito do projeto “Sociabilidades e Direitos do Programa Morar Feliz”, vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Para este encontro, objetivamos mediar o processo de (re)conhecimento do público participante sobre a lenda urbana campista denominada “Lenda do Ururau” como possibilidade arte-educativa, em diálogo com outras áreas do conhecimento, como: História, Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, entre outras. Para isso, o programa da oficina se embasará em algumas versões da lenda que, conforme assinalado por Lopes (2023, p. 8), já “foi usada como nome para Escola de Samba, livros, curta metragem, trabalho de conclusão de curso, nome de comércios, peça teatral e, também, é possível encontrar pela cidade grafites e pela internet diversos vídeos e blogs sobre ela”. Nesse sentido, ao incorporarmos a lenda à proposta da oficina, objetivamos promover reflexões e correlações entre o espaço de moradia e o espaço geográfico referido na lenda urbana. Com suporte de elementos artísticos objetivamos e acreditamos contribuir para que os participantes ampliem o imaginário e a compreensão dos processos de escravidão, colonização, reconhecimento do território e de suas vivências no contexto histórico e social campista.

PÚBLICO-ALVOEstudantes, educadoras/es, artistas, bibliotecárias/os, mediadoras/es, produtores/as culturais e demais interessados em arte, cultura e educação.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Materiais Cerâmicos e Sustentáveis aplicados à Engenharia Civil

Ministrante: Karine Miranda de Souza Tavares

Local: sala 106 bloco F

Karine Miranda de Souza Tavares

Avatar

Mini-currículo: Engenheira Civil e Mestranda em Engenharia e Ciência dos Materiais

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Mini curso voltado para as Áreas de Eng. de Materiais e Eng. Civil

PÚBLICO-ALVOEngenharia de Materiais e Engenharia Civil

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00 à 12:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 20

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Musicalização e Musicoterapia

Ministrante: Renata Schuwartz

Local: Auditório do IFF Guarus

 

Renata Shuwartz

Avatar

Mini-currículo: 
 

Renata Schuwartz, natural do Rio de Janeiro. Em 2006 concluiu seu Curso Técnico em Música pelo CBM e em 2007 o curso de Bacharel em Música Sacra pelo STBF. Já ministrou em diversos cursos, clínicas de música e trabalhou como professora de música em Escolas de Ensino Fundamental, em Escolas de Música e Seminários Teológicos.

É Licenciada em Música pelo IFF e Pós-Graduada em Musicoterapia e ABA aplicada ao TEA. É professora concursada no seu município atuando nas áreas de teclado, teoria e coro infanto-juvenil. Há 15 anos fundou o curso de música, na qual foi diretora e professora nas áreas de piano, teclado, teoria e musicalização infantil. Publicou juntamente com Mônica Coropos diversos livros.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Neste minicurso exploraremos recursos didáticos inovadores que não só facilitam a aprendizagem, mas também iluminam caminhos para a musicalização infantil e a musicoterapia. Ainda que sejam áreas distintas, ambas possuem um potencial incrível para enriquecer o ambiente de ensino. Venha descobrir como docentes e discentes podem se beneficiar e se inspirar através dessas poderosas ferramentas sonoras!

PÚBLICO-ALVO: Professores, educadores e entusiastas da área.

DATA: 06/11

LOCAL E HORÁRIO: 18:00 às 21:00, Auditório do Bloco D do IFF Guarus

VAGAS: 270

 

Efetue o login para se inscrever.

Minicurso de Corte a Laser com Máquina CNC

Ministrante: Kaio Lucas Andrade Barreto e Mycael Sued Cabral Gomes

Local: 2º Piso do Bloco G (Lab IFF Maker)

 

Kaio Lucas Andrade Barreto e Mycael Sued Cabral Gomes

Avatar

Mini-currículo: Kaio e Mycael são alunos do curso de Engenharia de Automação e Controle do IFF Campus Campos Centro, com experiência em impressão 3D, corte a Laser, Programação e Robótica. Atualmente fazem parte do projeto "Construindo Conhecimento: Ciclo de Oficinas Interdisciplinares no Lab Maker do IFF Guarus", coordenado pelo prof. Thiago Nunes.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Mergulhe no fascinante mundo do corte a laser no Lab IF Maker, onde precisão encontra criatividade. Seja você professor, estudante, profissional ou simplesmente alguém curioso sobre as últimas inovações, este curso é uma oportunidade única para experimentar em primeira mão a transformação de ideias em realidade. Junte-se a nós para uma aventura que promete despertar sua criatividade e ampliar seus horizontes tecnológicos.

PÚBLICO-ALVOProfessores, educadores e entusiastas da tecnologia 3D.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 19:00 à 22:00

REQUISITOSInteresse em tecnologia e educação. Noções básicas de informática.

VAGAS: 14 (podendo expandir caso o aluno traga seu próprio notebook)

 

 

Efetue o login para se inscrever.

Introdução ao Autodesk Fusion 360 para Impressão 3D

Ministrante: Pedro Medeiros Freitas D' Assunção

Local: Lab IFF Maker (2º Piso do Bloco G)

Pedro Medeiros Freitas D' Assunção

Fusion 3D Logo

Adentre o universo da impressão 3D e descubra como a habilidade de modelar objetos pode impactar positivamente sua vida profissional e acadêmica. No cenário atual de mercado, profissionais que dominam ferramentas como o Fusion 360 para criação e impressão 3D estão na vanguarda da inovação. Além disso, a abordagem lúdica e prática do curso torna o aprendizado uma experiência envolvente e produtiva, ideal para quem busca se destacar profissional e academicamente, e criar projetos criativos e funcionais.

Sobre Pedro Medeiros:

Estudante de Engenharia da Computação, Pedro é um aficionado por tecnologia com experiência em programação, modelagem 3D e análise de dados. Familiarizado com ferramentas CAD, desenho técnico, programação e impressão 3D, ele guiará os participantes em uma imersão prática e teórica pelo mundo da prototipagem e design tridimensional.

Requisitos: Computadores com Fusion 360 e software compatível para abertura de arquivos STL, como o 3Dbuilder.

Local: Lab IFF Maker | Data: 10/11 | Horário: 09:00 às 12:00 horas

Vagas: 14

 

Efetue o login para se inscrever.

Sobre sonhos e esperanças e escolhas: O ENEM/ Vestibular como um dos campos de possibilidades

Ministrante: Simone de Castro-Monteiro

Local: sala 18 bloco A

Simone de Castro-Monteiro

Avatar

Mini-currículo: Psicóloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em psicologia pela UFRJ. Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/CEDERJ). Pós-graduada em psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Movimentos Sociais pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH/ UFRJ).Pós-graduanda em Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal Fluminense.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

O minicurso abordará as expectativas, as esperanças, os sonhos e os projetos de vida que envolvem jovens periféricos quando desejam acessar o ensino superior.

PÚBLICO-ALVOEstudantes e profissionais da educação

DATA: 09/11

HORÁRIO: 18:00 à 21:00

REQUISITOS: Uma folha de papel e uma caneta para dinâmica que será realizada

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Musicoterapia: O que é, formação, mercado de trabalho e os aspectos positivos e negativos da carreira como musicoterapêuta

Ministrante: EMILY CARNEIRO

Local: Auditório do Bloco A

EMILY CARNEIRO

Avatar

Mini-currículo de Emily Carneiro: Nascida em São Paulo e atualmente residente em Campos. Musicoterapeuta com pós-graduação em Musicoterapia e Licenciatura em Música pelo IFF. Está cursando pós-graduação em intervenção ABA para autismo e DI pela CBI of Miami. Apaixonada pelo desenvolvimento infantil e pelas infinitas possibilidades que a terapia com música pode proporcionar!

DESCRIÇÃO

O minicurso visa esclarecer sobre a musicoterapia, desmistificar mitos, abordar dificuldades e responder dúvidas sobre a profissão e o dia a dia como musicoterapeuta.

DATA E HORÁRIO: Quarta-feira, 8/11, das 13h às 14h30min, no Auditório do Bloco A.

 

Efetue o login para se inscrever.

Práticas de Regência Coral e Análise Prática de Repertório/Arranjos para Canto Coral

Ministrante: Pablo Augusto Ferreira da Luz

Local:

Pablo Augusto Ferreira da Luz

Avatar

Mini-currículo: Pablo Augusto é Licenciado em Música pelo IFF Campus Campos-Guarus, Especialista em Ensino de Artes pela FAVENI. Regente Coral e Orquestral formado pelo CCMC, atuando há mais de 8 anos à frente de Coros gospel's, jovem, estudantis/universitários. Além de ser professor de Canto e Piano há mais de 5 anos e, professor da educação básica. Atualmente é Regente do Coral Principal da Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Madureira, Regente Auxiliar da Orquestra da mesma instituição e Barítono no Coro de Câmara de Campos.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Minicurso de Regência Coral e Análise Prática de Repertório/Arranjos para Canto Coral voltado a músicos, regentes e cantores iniciantes. O minicurso será dividido em dois momentos: Uma abordagem sobre Técnica Gestual Básica de Regência (entradas, cortes, dinâmica), Classificação Vocal e Análise de alguns repertórios para o Canto Coral, seja erudito ou popular; e um segundo momento de prática de regência e canto coral, onde o aluno realizará na prática o que aprendeu na primeira parte do minicurso/oficina.

PÚBLICO-ALVO: Alunos da Licenciatura em Música, músicos, regentes.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 14:00h à 18:00h

REQUISITOS: Lápis, borracha e caneta.

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

CONSTRUINDO RELAÇÕES ÉTINICO-RACIAIS SAUDÁVEIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Ministrante: Marlyane Rogério da Conceição

Local: sala 203 bloco F

Marlyane Rogério da Conceição

Avatar

Mini-currículo: Marlyane Rogério da Conceição, Assistente Social especialista em Políticas Públicas (FAVENI), Mestranda em Desenvolvimento Regional Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP/UFF). Ativista filiada ao Movimento Negro Unificado, conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Mulher em Campos dos Goytacazes e escritora independente. Atua na Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos na Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Este minicurso propõe uma abordagem abrangente sobre as relações étnico-raciais no ambiente escolar, com foco na promoção da igualdade, do respeito e da diversidade. Ministrado por uma assistente social especializada em políticas públicas e direitos humanos, o curso fornecerá ferramentas práticas e reflexivas para educadores e profissionais da área educacional promoverem um ambiente escolar inclusivo e sensível às questões étnico-raciais.

PÚBLICO-ALVO: Educadores, gestores escolares, profissionais da área educacional e estudantes das licenciaturas e de pedagogia interessados em promover relações étnico-raciais positivas no ambiente escolar.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00h à 18:00h

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 30

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Canva e suas possibilidades de uso como ferramenta educacional

Ministrante: Karina Ribeiro Soares Reis

Local: Laboratório de Informática 1 - Bloco D

Karina Ribeiro Soares Reis 

Avatar

Mini-currículo: Professora de Geografia, pós-graduanda em Cidades e suas Tecnologias (IFF - Campos), atuante em projetos sociais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4693946893632329

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

A oficina versa sobre o uso da plataforma Canva como ferramenta educacional no ensino básico de diversas maneiras. Para o preparo de materiais e para atividades lúdicas baseadas na metodologia mão na massa. A plataforma é gratuita, acessada por dispositivos como smartphones, Tablet, notebooks e computadores. Com a utilização de fácil manejo e interativa, a plataforma pode criar projetos no modo colaborativos, que poder permanecer na versão digital ou baixados e impressos. Podemos criar livros, HQs, folders, Panfletos, vídeos, entre outros.

PÚBLICO-ALVOLicenciandos, professores e comunidade em geral com interesse na temática.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 18:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 20

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Sonoridade instrumental no ministério de adoração

Ministrante: Henrique Costa

Local: Sala de Vivências Musicais

Henrique Costa

Avatar

MINICURRÍCULO

Licenciado em Música pela UNIRIO e Mestre em Educação Musical pela UFPE, Henrique Costa combina sua formação acadêmica com sua paixão pela área ministerial em igrejas. Com uma trajetória rica em aprendizado e dedicação, ele oferece insights valiosos para aprimorar a experiência musical em ambientes de adoração.

DESCRIÇÃO

Descubra como realçar a sonoridade instrumental no ministério de adoração e conduzir a congregação a uma experiência musical enriquecedora e espiritualmente envolvente. Através de técnicas e abordagens inteligentes, aprenda a harmonizar instrumentos para uma adoração mais profunda e impactante.

Local: Sala de Vivências Musicais

Data: 10/11 | Horário: 16:00 às 18:00 horas

 

Efetue o login para se inscrever.

“Os Mitos” Sobre a Teoria mMsical - Uma Abordagem Técnica de Leitura de Partitura

Ministrante: Beth Rocha

Local: Laboratório de Práticas Musicais - Sala 4 - Bloco D

BETH ROCHA

Avatar

Com BETH ROCHA

Mergulhe em uma jornada inspiradora através da teoria musical e descubra os mitos que cercam a leitura de partituras. Através de uma abordagem técnica e prática, descortine os segredos da escrita musical ocidental e amplie seus horizontes com diferentes abordagens de leitura e escrita musical.

SOBRE BETH ROCHA:

Doutora em Educação pela UFF e Licenciada em Música pela UNIRIO, Beth Rocha dedicou-se por anos como Professora de Música do IFF, regendo corais e dirigindo espetáculos musicais icônicos, como o coral do IFF e o coral Municipal Trianon, os espetáculos "Miss Dollar: Vaudeville de Machado de Assis" e "Noel: canta mais uma". Sua paixão e expertise transformaram muitos em amantes da música, e agora, ela convida você para desvendar os mistérios da teoria musical em um minicurso imperdível!

LOCAL E DATA

O minicurso ocorrerá no dia 06/11 das 15:00 às 18:00 no Laboratório de Práticas Musicais - Sala 4 - Bloco D

RECURSOS

Quem possuir algum instrumento, pode levar para o minicurso. Porém, não é imprescindível.
 

Efetue o login para se inscrever.

Redes Ópticas - Conexões e emendas

Ministrante: Janaína Ribeiro do Nascimento

Local: Laboratório laboratório de Telecomunicações

Redes Ópticas - Conexões e emendas

Avatar

Mini-currículo: Doutoranda em Instrumentação e Ótica Aplicada (PPGIO) pela UFF. Graduada em Tecnologia em Telecomunicações pelo IFF e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é professora no IFF e coordena diversos projetos de pesquisa e extensão. Áreas de atuação incluem Comunicações óticas e Cabeamento estruturado.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Principais conceitos sobre Fibras Ópticas e redes Ópticas com prática de emenda por fusão e conectores.

PÚBLICO-ALVO: Ensino Técnico e Superior

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 às 17:00

 

Efetue o login para se inscrever.

Impressão 3D para Educação: Novas Possibilidades

Ministrante: Kaio Lucas Andrade Barreto e Mycael Sued Cabral Gomes

Local: 2º Piso do BLoco G - Laboratório IF Maker do Campus Guarus

 

Kaio Lucas Andrade Barreto e Mycael Sued Cabral Gomes

Avatar

Mini-currículo: Kaio e Mycael são alunos do curso de Engenharia de Automação e Controle do IFF Campus Campos Centro, com experiência em impressão 3D, corte a Laser, Programação e Robótica. Atualmente fazem parte do projeto "Construindo Conhecimento: Ciclo de Oficinas Interdisciplinares no Lab Maker do IFF Guarus", coordenado pelo prof. Thiago Nunes.

DESCRIÇÃO DO CURSO

Descubra no Lab IF Maker como o corte a laser está revolucionando a educação, combinando precisão e criatividade. Neste curso, você não apenas compreenderá as vastas possibilidades educacionais desta tecnologia, mas também mergulhará na prática, operando máquinas e criando materiais didáticos únicos. Una-se a nós e transforme sua visão sobre ensino e design em uma experiência interativa e inspiradora.

PÚBLICO-ALVO: Professores, educadores e entusiastas da tecnologia 3D.

DATA: 10/11

HORÁRIO: 15:00 à 18:00

REQUISITOS: Interesse em tecnologia e educação. Noções básicas de informática.

VAGAS: 14 (podendo expandir caso o aluno traga seu próprio notebook)

 

 

Efetue o login para se inscrever.

Oficina Óleo-Sabão

Ministrante: Geórgia Peixoto Bechara Mothé

Local: Laboratório de Química Orgânica - bloco G

Geórgia Peixoto Bechara Mothé ​

Avatar

Mini-currículo: Pós Doutoranda em Ensino de Ciências. Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ciências Ambientais pela UENF/CCT, Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas UENF/CCTA e graduada em Ciências Biológicas pela UENF/CBB. Gestora Ambiental, atuando com as áreas voltadas as questões Ambientais, Educação Ambiental e Sustentabilidade, promovendo os ODS através da Divulgação científica. Colaboradora do projeto Ciência pra Gente e da Escola Sustentável.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Em função do descarte inadequado do óleo no meio ambiente, causando poluição das águas e solo, a oficina é uma alternativa para diminuir o impacto nesses ambiente, produzir o sabão a partir do óleo usado através da reciclagem gerando um novo produto sustentável.

PÚBLICO-ALVOPúblico em geral, estudantes de química, biologia e engenharia ambiental

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 15

 

Efetue o login para se inscrever.

Introdução à Robótica com LEGO

Ministrante: Marília Gonçalves Dutra da Silva & David Vasconcelos Corrêa da Silva

Local: Lab IFF Maker (2º Piso do Bloco G)

Marília Gonçalves Dutra da Silva & David Vasconcelos Corrêa da Silva

Lego RoboticsLego Robotics

Embarque em uma jornada prática pelo mundo da robótica utilizando os populares Kits Lego. Descubra como dar vida às suas criações, explorando conceitos fundamentais e técnicas que transformarão sua visão sobre a tecnologia e o potencial da aprendizagem lúdica.

SOBRE MARÍLIA:

Com 15 anos de atuação como Professora de Informática no Instituto Federal Fluminense, Marília é Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (Universidade Cândido Mendes - Campos), Especialista em Administração de Sistemas de Informação (Universidade Federal de Lavras) , em Produção e Sistemas (Instituto Federal Fluminense). Graduada em Tecnologia de Informática. Técnica em Informática (Instituto Federal Fluminense) Técnica em Administração de Empresas (Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins). Experiência profissional anterior como como Analista de Suporte e como Analista de Sistemas.

SOBRE DAVID:

David é Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional formado pela UCAM (2012), Especialista em Administração de Sistemas de Informação formado pela UFLA (2008), graduado em Teologia pela FABAPAR (2019), graduado em Tecnologia em Informática pelo IFF (2004) e técnico em Telecomunicações pelo IFF (2002).Atuou como técnico de telecomunicações na Petrobras entre 2006 e 2009. Desde 2009 é professor do ensino básico tec. tecnológico do Instituto Federal Fluminense, atualmente lecionando no curso técnico em informática e na engenharia da computação.

Local: Lab IFF Maker (2º piso do Bloco G)

Data: 09/11 | Horário: 14:00 às 17:00 horas

Efetue o login para se inscrever.

Introdução a Arranjos para Pequenos Grupos Instrumentais.

Ministrante: André Codeço dos Santos

Local: Sala 3 - Bloco D

André Codeço

Avatar

SOBRE O MINICURSO: O minicurso abordará fundamentos para a construção de arranjos para pequenos grupos instrumentais como orquestras de cordas e bandas pop. Utilizaremos melodias pré-existentes para a elaboração dos arranjos. Para um aproveitamento ideal do curso, é necessário que o aluno tenha conhecimento intermediário em harmonia funcional e análise harmônica, noções básicas de instrumentação e orquestração e saiba manusear programas de editoração musical (Musescore, Finale, Sibelius, etc). Recomendamos que os alunos tragam seus computadores com o software já instalado, mas teremos alguns computadores com o Musescore disponíveis (a direção precisa verificar a quantidade).

LOCAL E DATA:

O curso será ministrado em 09/11/23, das 15:00 às 18:00, com um intervalo de 10 minutos, na sala 3D, no Bloco D do IFF Campus Campos-Guarus.

MINICURRÍCULO DE ANDRÉ CODEÇO:

André Codeço, nascido em 1981, é compositor, regente, pesquisador, professor, pianista e escritor. Doutor em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi bolsista Fulbright durante o doutorado com estadia na Louisiana State University. Sua pesquisa principal envolve a Teoria do Domínio Sonoro, englobando Música, Matemática e Filosofia. É mestre e bacharel em Música, e também em Teologia. Tem formação pianística e em regência, tendo estudado com renomados profissionais. Atualmente, cursa graduação em Matemática. Seu trabalho tem sido reconhecido em festivais e concursos no Brasil e no exterior.

 

Efetue o login para se inscrever.

Libras para o cotidiano

Ministrante: Luanda Batista da Silva Brito Ramos

Local: sala 104 bloco F

Luanda Batista da Silva Brito Ramos

Avatar

Mini-currículo: Luanda Batista da Silva Brito Ramos, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Psicopedagogia e Libras. Trabalha atualmente com alfabetização de surdos, há mais de 1 ano, no Centro Terapêutico Diva Goulart- APOE.

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Oficina voltada para qualquer pessoa, ouvinte ou surda, que tenha o desejo de aprender Libras para o dia a dia.

PÚBLICO-ALVOLivre

DATA: 10/11

HORÁRIO: 09:00 à 12:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 20

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

 

Efetue o login para se inscrever.

Introdução ao LABVIEW - Primeiros Passos

Ministrante: ALCEMIR GAMA DE OLIVEIRA

Local: Sala 1 - Bloco D

Alcemir Gama de Oliveira

LabVIEW Logo

O labview é um software aplicativo baseado na linguagem G (Linguagem de Programação Gráfica), que emprega ícones ao invés de textos para criar aplicações. A programação é baseada em fluxo de dados, os quais determinam a execução, o que promove vantagens às aplicações científicas e de engenharia, principalmente, na aquisição e manipulação de dados. O objetivo principal deste mini curso é fornecer aos partcipantes, noções para desenvolverem aplicativos a partir de um conjunto apropriado de ferramentas.

Sobre Alcemir:

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em sistemas Elétricos - Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos (2006), mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2012) e doutorado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (2019). Professor EBTT no IFF Guarus na cadeira de Eletrônica.

Data: 10/11 | Horário: 08:00 ás 12:00 h
Local: Sala 1 - Bloco D

 

Efetue o login para se inscrever.

Minicurso de Soldagem e Dessoldagem de Componentes

Ministrante: Saulo Queiroz

Local: Bloco A - Sala 34

Saulo Queiroz do Nascimento

Logo de Soldagem

Sobre Saulo:

Saulo Queiroz do Nascimento possui mais de 15 anos de experiência como professor no Instituto Federal Fluminense, ensinando Eletrônica, Eletricidade e TICs em Música, além de 17 anos como Técnico em Eletrônica na DIEBOLD LTDA. Com uma formação diversificada, Saulo é graduado em Tecnologia da Informação pelo Cefet-Campos e em Música pelo Claretiano, possui especializações em Redes de Computadores e Educação Musical e atualmente cursa mestrado em MPOIC pela Candido Mendes. Além de sua vasta experiência em ensino no CEFET/Campos e Campus/Guarus, ele coordena o Curso Técnico em Eletrônica Proeja e tem uma notável expertise em Tecnologia de Áudio, Gravação e Produção Musical, tendo liderado o Projeto de Pesquisa 'Jovens Talentos'.

Descrição:

Dicas e Técnicas que irão facilitar a Soldagem e Dessoldagem de componentes, Conectores e emendas. Detalhamento de ferramentas necessárias para realização desses processos.

Local: Bloco A - Sala 34

Data: 09/11 | Horário: 19h

Vagas: 20

 

Efetue o login para se inscrever.

“Alternância”: Orientações Alternativas na prevenção ao Transtorno de Ansiedade

Ministrante: José Francisco Marques Cardoso, Larissa Silva Cardoso, Leonardo Leandro Pereira Gomes, Thaís Cristina Machado Velemem Alves, Olga Lima Tavares Machado (coordenadora), Michele Daiane Cardoso Ribeiro Azeredo

Local: Sala 21 Bloco A/ Quadra

Ministrantes:

José Francisco Marques Cardoso
Larissa Silva Cardoso
Leonardo Leandro Pereira Gomes
Thaís Cristina Machado Velemem Alves
Olga Lima Tavares Machado (coordenadora)
Michele Daiane Cardoso Ribeiro Azeredo

Durante o minicurso, serão abordados tópicos como a bioquímica da ansiedade, alternativas não farmacológicas para prevenir os sintomas da ansiedade, alimentos que auxiliam na prevenção e controle da ansiedade, e como o exercício físico pode ajudar no processo de prevenção. O curso será dividido em três partes: palestra, atividade física e degustação.

Local: Sala 21 - Bloco A | Data: 09/11 | Horário: 14 horas

Efetue o login para se inscrever.

ComCiência: Conhecendo a Diversidade das Células

Ministrante: Hérika Chagas Madureira

Local: Laboratório de Microbiologia

Herika Chagas Madureira

Células

Descrição:

Neste curso você terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre os diferentes tipos de células, presentes em vários organismos vivos. Além disso, será possível aprender técnicas de preparo de amostras para análise em microscópio.

Sobre Herika:

Possui Graduação em Ciências Biológicas (2002), Mestrado em Biociências e Biotecnologia (2005) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (2009) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Concluiu seu Pós-Doutorado pela University of Bristol (UK) nas áreas de Genética e Biologia Molecular (2014). Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal Fluminense, onde atua nos cursos técnicos em Meio Ambiente e nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Enfermagem.

Data: 09/11 | Horário: 20h às 21h40m | Local: Laboratório de Microbiologia, Bloco G

 

Efetue o login para se inscrever.

Cultura e Controle Biológico com Louva-a-deus

Ministrante: Lorram Barreto Gomes

Local: sala 106 bloco F

Lorram Barreto Gomes

Avatar

Mini-currículo: Técnico em meio ambiente, entusiasta de biologia taxonômica e entomologia. Especialista, criador e pesquisador da ordem Mantódea, tendo contado com vários cientistas dá área como Cesar Favacho e Projeto Mantis, sendo colaborador desse último.

PALESTRANTES: Antônio de Almeida Gomes Lopes e Vithor Miguel Soares Haddad Custódio

PROFESSOR ORIENTADOR: Milton Erthal

DESCRIÇÃO DO MINICURSO

Minicurso com o objetivo de conscientizar e compartilhar a natureza dos Mantódeas (Louva-a-deus) e sua importância e utilidade como agente no controle biológico de pragas. O minicurso contará com a presença dos próprios insetos vivos e demonstrações do seu comportamento nas mais variadas espécies, onde será abordado sua biologia, manejo, utilidade e cultura.

PÚBLICO-ALVOVisitantes

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 à 17:00

REQUISITOS: Nenhum

VAGAS: 25

INSCREVA-SE NO SITE, FAÇA O LOGIN E RESERVE SUA VAGA

Efetue o login para se inscrever.

Recuperação de Áreas degradadas com Leguminosas de Múltiplos Usos

Ministrante: Gilmar Santos Costa

Local: Entrada do Bloco D

Gilmar Santos Costa

Leguminosas

Descrição

A degradação ambiental ocorre amplamente em escala global, incluindo áreas degradadas com a redução ou eliminação da camada fértil do solo. A proposta deste minicurso é apresentar leguminosas capazes de associarem a bactérias fixadoras de nitrogênio, com múltiplos usos, na recuperação de pastagens, recuperação de voçorocas e encostas degradadas, desenvolvimento de sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas por mineração e paisagismo em áreas urbanas.

Sobre Gilmar:

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(1994), mestrado em Geoquímica ambiental pela Universidade Federal Fluminense(1998) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro(2002). Professor do Instituto Federal Fluminense com ênfase em Recuperação de áreas degradadas. Principais temas: Decomposição, Ciclagem de nutrientes, Mata Atlântica, Reflorestamentos, Sustentabilidade.

Data: 09/11 | Horário: 18h20
Local de Encontro: Entrada do Bloco D

 

Efetue o login para se inscrever.

Introdução ao Arduino com Tinkercad

Ministrante: Rafael Lima de Oliveira

Local: Laboratório 2 de informática Bloco D - IFF Guarus

 

Leonardo Francisco do Espírito Santo

Avatar

Mini-currículo: Mestre em Engenharia. Possui graduação em Engenharia de Controle e automação Industrial pelo Instituto Federal Fluminense (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação, Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas microcontrolados, meio ambiente, inovação e automação.

DESCRIÇÃO DO CURSO

O curso de Introdução ao Arduino com Tinkercad tem como objetivo apresentar as placas da família Arduino e ensinar a programar a placa Arduino Uno R3. O simulador Tinkercad é utilizado para realizar a simulação da montagem física dos componentes de cada projeto abordado durante o curso. As linguagens de bloco e de texto, disponibilizadas pelo simulador, são utilizadas ao mesmo tempo para realizar a programação da placa Arduino. Além disso, durante o curso alguns projetos são apresentados e implementados fisicamente.

PÚBLICO-ALVOPessoas interessadas em conhecer e aprender a programar a placa Arduino.

DATA: 09/11

HORÁRIO: 14:00 às 18:00

 

 

Efetue o login para se inscrever.