Submissões

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

O 10º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Guarus comunica que estarão abertas as submissões de Resumos Acadêmicos a partir do dia 09 de Agosto até 11 de Setembro de 2023. Nesta edição o evento contará com  RESUMOS SIMPLES e EXPANDIDOS nas modalidades de PESQUISA e EXTENSÃO. 

Os RESUMOS SIMPLES aprovados serão apresentados na modalidade PÔSTERES (BANNERS). Os resumos aprovados com maior pontuação (os quatro mais bem avaliados) serão apresentados de forma apresentações orais.

Para maiores orientações referentes às submissões de trabalhos, a seção de Diretrizes para Autores logo a seguir e os respectivos templates disponíveis: 

TEMPLATES

Template Resumo Simples:   Formato do Word Formato do Libre Office
Template Resumo Expandido:  Formato do Word Formato do Libre Office
Template para Apresentação Oral e Banner: Apresentação Oral Banner

Os proponentes poderão submeter os seus trabalhos nas seguintes áreas de temáticas:

Área temática I: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM

Área temática II: CIÊNCIAS DA SAÚDE:  FARMÁCIA

Área temática III: MEIO AMBIENTE

Área temática IV: ENGENHARIAS

Área temática V: INFORMÁTICA

Área temática VI: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Área temática VII: ARTE E CULTURA

Área temática VIII: PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIAS TECNOLÓGICA

 

As publicações que forem aprovadas e apresentadas no congresso, irão compor os anais deste evento publicado pela editora Essentia em sua página (http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/conepe/issue/archive).

DATAS IMPORTANTES

Submissão de Trabalhos:

08/08 até 10/09 15/09 pelo site do CONEPE

Resultado Final:

10/10 17/10 por email

Apresentação de Trabalhos (Orais  e Banner): 

09/11 e 10/11

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos Guarus realizará, no período de 07 a 10 de novembro de 2023, a 10ª edição do Congresso de Ensino Pesquisa Extensão – X CONEPE - com a temática "Sociedade Tecnológica: Conexões para Além da Conectividade".  Poderão submeter trabalhos toda a comunidade acadêmica do IFFluminense, além de pesquisadores, educadores e extensionistas de outras instituições.

O X CONEPE, visa constituir-se como espaço privilegiado à divulgação dos resultados e reflexões oriundos das atividades de pesquisa e extensão entendidos na sua indissociabilidade. Assim, a assunção dos trabalhos submetidos ao Congresso não se guia por uma única área de conhecimento, mas pela própria natureza multidisciplinar das ações de pesquisa e extensão do Instituto Federal Fluminense. Nesse sentido, o X CONEPE aceita trabalhos que estejam em sintonia com as atividades de pesquisa e extensão que se desenvolvem no universo das seguintes áreas temáticas:

 

Área temática I: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Cuidados de Enfermagem na Saúde da Mulher, Criança, Adolescente e Família

2. Doenças Infecciosas

3. Gestão em Saúde e Enfermagem e Organização do Trabalho

4. Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

5. Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde e Enfermagem

6. Promoção, educação e Vigilância em Saúde

7. Saúde do Trabalhador

8. Tecnologias do Cuidado em Enfermagem e Saúde

 

Área temática II: CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Análises Clínicas

2. Assistência e Atenção Farmacêutica

3. Farmácia Hospitalar e Atenção Farmacêutica

4. Controle de Qualidade de produtos farmacêuticos

5. Farmácia Clínica e Comunitária

6. Farmacognosia e Fitoquímica

7. Tecnologia de Alimentos

8. Qualidade Físico-Química e Microbiológica dos Alimentos

9. Química Medicinal

10. Toxicologia

 

Área temática III: MEIO AMBIENTE

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Fontes renováveis

2. Ecologia e Botânica

3. Impactos Ambientais

4. Educação Ambiental

5. Recursos hídricos e Saneamento doméstico e industrial

6. Microbiologia Ambiental

7. Química Ambiental

 

Área temática IV: ENGENHARIAS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Automação

2. Controle da Qualidade

3. Geração de Energia

4. Inteligência Computacional

5. Pesquisa Operacional

6. Planejamento e Controle da Produção (PCP)

7. Processamento Digital de Sinais

8. Sistemas de Potência

9. Sistemas de Telecomunicações

10. Sistemas Inteligentes no Controle e Acionamento de Máquinas

11. Materiais e Metalurgia

 

Área temática V: INFORMÁTICA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Banco de Dados

2. Computação Gráfica

3. Engenharia de Software

4. Linguagens de Programação

5. Sistemas de Informação

6. Inteligência Artificial

7. Games e Gamificação

8. Redes de Computadores

9. Tecnologia de Mobilidade

10. Mineração de Dados

  

Área temática VI: EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Desenvolvimento, Conflito Socioambientais e Políticas Públicas

2. Educação e Trabalho

3. Educação Musical e Produção do Conhecimento

4. Estado, Políticas Educacionais e Cidadania

5. Formação de Professores no Século XXI

6. Literatura, Linguagens e Educação

7. Memória, História e Patrimônio

8 Práticas educativas Inclusivas, Tecnologias Educacionais e Inovações Pedagógicas

9. Territorialidades, Gestão Urbana e Economia Regional

  

Área temática VII: ARTE E CULTURA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Arte e Sociedade

2. Cultura Popular

 

Área temática VIII: PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA

Linhas de Pesquisa e/ou Extensão:

1. Ambientes de Inovação e suas Interações Sistêmicas

2. Valoração, Negociação, Contratos e Legislação de PI&TT para Inovação

3. Gestão da Transferência de Tecnologia no Núcleo de Inovação Tecnológica

4. PI&TT no Agronegócio

5. PI&TT nas Engenharias e na Tecnologia da Informação e Comunicação

6. PI&TT nas Indústrias Alimentícia e Química

7. PI&TT em Biotecnologia Fármacos e Saúde

8. Indicações Geográficas e Marcas Coletivas e Inovação Associada ao Desenvolvimento Sustentável

9. Projetos em PI&TT para Inovação: Estruturação e Desenvolvimento

10. Métricas, Indicadores e Estatística Aplicada a PI&TT para Inovação

11. Empreendedorismo em Setores Tecnológicos

 

1) SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

Nesta 10ª edição o CONEPE receberá dois tipos de resumos acadêmicos: simples e expandido. Para cada um dos resumos o autor deverá indicar ainda a modalidade - pesquisa ou extensão - em que este trabalho se aplica. A apresentação dos trabalhos ocorrerá de forma presencial, primando pela troca de experiências e conhecimentos.

De modo a promover a indissociabilidade do ensino e da extensão, a esfera da pesquisa deve compreender ações que visam ao desenvolvimento cultural, social, científico, tecnológico e à inovação, a partir da geração e ampliação de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos. No que tange à extensão, a manutenção de um diálogo permanente com as comunidades numa relação de equilíbrio e troca entre o saber produzido e difundido no âmbito acadêmico e o saber de grupos sociais diversos é fundamental. Desse modo, os resumos acadêmicos de extensão contemplarão também relatos de experiência, de modo a promover a reflexão crítica sobre as ações de extensão e abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas através das ações de extensão, desenvolvidas ou não em parceria com governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas.

  

Resumos Acadêmicos Simples (Pesquisa e Extensão)

 

O texto dos resumos simples deverá ter no máximo 2500 caracteres – incluindo os espaços – redigido em parágrafo único e sem subtítulos. Os resumos simples poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo. Para as formatações, deve-se utilizar as especificadas no template de resumos simples disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

 Critérios de avaliação:

a)    Pesquisa:

a.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título, os objetivos, a metodologia, os resultados concluídos/preliminares e a conclusão);

a.2) Originalidade e relevância;

a.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação).

b)    Extensão

b.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título; local de execução do projeto; objetivos; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento);

b.2) Originalidade e relevância;

b.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação);

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior a 6,0 (seis). Para os resumos simples aprovados a apresentação será obrigatoriamente no formato Banner. Durante o evento, os banners serão apresentados no pilottis do Bloco F do IFFluminense campus Campos Guarus

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

  

Resumos Acadêmicos Expandidos (Pesquisa e Extensão) 

 

Os resumos expandidos deverão ter entre 2 a 4 páginas, organizados em seções e subseções com possibilidade de inserção elementos não textuais (equações, tabelas, figuras, etc.). Os resumos expandidos poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo.

Para as formatações destes trabalhos deve-se utilizar às especificadas no template de resumos expandidos disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

Os resumos expandidos serão avaliados por uma banca considerando os seguintes critérios: título, revisão literária, metodologia, relevância, conclusões, redação e outros aspectos relativos à comunicação escrita.

Os trabalhos serão aprovados se obtiverem uma pontuação média da avaliação igual ou superior a 6,0 (seis). Aqueles que obtiverem maior pontuação na avaliação serão apresentados no formato oral (no máximo, 5 trabalhos por área temática) em salas do campus durante o evento e os demais aprovados serão apresentados em formato Banner conforme calendário proposto. Os melhores trabalhos apresentados, por área temática, serão premiados com certificado de menção honrosa.

Serão reprovados os trabalhos que não estiverem de acordo com o template e/ou obtiverem média de avaliação inferior a 6,0 (seis).

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

A certificação e publicação nos anais do evento estão condicionadas à apresentação do trabalho no congresso.

 

Submissão de Resumos no Sistema

 

Passo 1: cadastre-se clicando no botão “Inscrever-se”. Não esqueça de confirmar sua conta de email pelo link de confirmação.

 

Passo 2: após confirmar sua conta, faça o login no sistema com CPF e SENHA cadastrados.

 

Passo 3: acesse a Área do Usuário e clique em “Inscrever Resumo”

 

Passo 4: informe os dados do Resumo corretamente e clique em “Enviar” ao final.

Atenção. Todos os autores selecionados devem estar previamente cadastrados com suas contas confirmadas no sistema.

Passo 5: clique em “Status Gerais” e veja suas submissões. Até a finalização do prazo de envio você poderá editar a sua submissão

 

3) APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES (BANNERS)

Nas apresentações de pôster (banner), o autor/apresentador é responsável pela confecção do próprio material, que deve respeitar o template disponível no site do evento. O autor/apresentador deve permanecer no local designado pela comissão, por todo o período da sua apresentação. A comissão não se responsabiliza pela exposição trabalhos fora das especificações do template proposto uma vez que toda a infraestrutura disponibilizada para esta atividade foi elaborada exatamente para as dimensões e materiais especificadas.

Especificação do Poster: Banner em LONA, dimensões 100cm x 80cm, com acabamento em MADEIRITE/PVC.

APRESENTAÇÕES: a organização do X CONEPE dividirá as apresentações em espaços apropriados no pilottis do Bloco F do IFF campus Campos Guarus. 

APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PRÁTICOS: a organização do ambiente onde serão apresentados os projetos práticos é de incumbência de todos os autores, sendo o orientador do projeto o responsável por zelar pelo ambiente e patrimônio público. Durante a apresentação do projeto, é obrigatória a presença do orientador e mais outros dois autores, podendo haver revezamento entre os demais orientados. 

 

4) APRESENTAÇÕES ORAIS

As apresentações orais serão somente para, no máximo, os 5 melhores resumos expandidos selecionados em cada área temática. A organização do X CONEPE dividirá as apresentações em salas do campus dentro das respectivas áreas. O tempo máximo de apresentação será de 15 minutos, seguidos de 5 minutos para as perguntas dos avaliadores e/ou demais participantes da sala. O evento disponibilizará recursos multimídia em cada sala para auxiliar na apresentação. Recomenda-se o template de apresentação oral proposto no site do evento. Deve-se utilizar o formato pdf e apresentar-se com antecedência de 10 minutos antes do início da sessão. 

5) PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Os resumos acadêmicos deverão ser submetidos por meio do site (conepe.guarus.iff.edu.br), no período de 08/08 até 1015/09. O resultado final da submissão ocorrerá a partir do dia 10 17 de Outubro de 2023, por e-mail e site do evento.

 

 

CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE – ISSN 2525-975X

Comissão Organizadora

Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Guarus