Submissão

O XI CONEPE comunica que estarão abertas as submissões de Resumos Acadêmicos a partir do dia 19 de Agosto até 20 30 de Setembro de 2024. Nesta edição, o evento contará com Resumos Simples e Expandidos, nas modalidades de Pesquisa e Extensão.

Os interessados devem acessar às Diretrizes para Autores e aos respectivos templates para buscarem orientações a respeito das regras de submissão dos trabalhos:  

TEMPLATES

Template Resumo Simples  Formato do Word   Formato do LibreOffice 
Template Resumo Expandido  Formato do Word   Formato do LibreOffice 

 

A partir desse ano, os proponentes poderão submeter os seus trabalhos nas seguintes áreas de conhecimentos classificadas segundo o CNPq:

  • Área 1 - Ciências Agrárias;
  • Área 2 - Ciências Biológicas;
  • Área 3 - Ciências da Saúde;
  • Área 4 - Ciências Exatas e da Terra;
  • Área 5 - Ciências Humanas;
  • Área 6 - Ciências Sociais Aplicadas;
  • Área 7 - Engenharias;
  • Área 8 - Linguística, Letras e Artes;
  • Área 9 - Multidisciplinar.

Os trabalhos que forem aprovados e apresentados no Congresso, irão compor os anais deste evento e serão publicados pela Essentia Editora  em sua página (http://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/conepe/issue/archive).

DATAS IMPORTANTES

Submissão de Trabalhos

19/08

a 20 30/09

Resultado Final 01/11
Apresentação de Banners e Orais 26/11 e 27/11

 

Banner (Formato PPT) (Formato ODF)

O tamanho do banner deverá ser de 1,00 m x 0,80 m, em Lona, com acabamento em madeirite .

O autor/apresentador é responsável pela confecção do próprio banner,  devendo respeitar o modelo disponível. 

Durante as apresentações, o autor/apresentador deve permanecer no local designado pela comissão por todo o período. 

 

Apresentação Oral (Formato PPT) (Formato ODF)

As apresentações orais terão duração de 10 minutos, com mais 5 minutos para perguntas da banca avaliadora e/ou participantes. As salas estão equipadas com recursos multimídia.

 

1) SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

XI CONEPE receberá dois tipos de resumos acadêmicos: simples e expandido. Para cada um dos resumos o autor deverá indicar ainda a modalidade - pesquisa ou extensão - em que este trabalho se aplica. A apresentação dos trabalhos ocorrerá de forma presencial.

De modo a promover a indissociabilidade do ensino e da extensão, a esfera da pesquisa deve compreender ações que visam ao desenvolvimento cultural, social, científico, tecnológico e à inovação, a partir da geração e ampliação de conhecimentos científicos básicos, aplicados e tecnológicos. No que tange à extensão, a manutenção de um diálogo permanente com as comunidades numa relação de equilíbrio e troca entre o saber produzido e difundido no âmbito acadêmico e o saber de grupos sociais diversos é fundamental. Desse modo, os resumos acadêmicos de extensão contemplarão também relatos de experiência, de modo a promover a reflexão crítica sobre as ações de extensão e abrir espaço para o compartilhamento de aprendizagens decorrentes de experiências vivenciadas através das ações de extensão, desenvolvidas ou não em parceria com governos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, empresas, universidades, redes ou na interação entre essas.

  

Resumos Acadêmicos Simples (Pesquisa e Extensão)

 

O texto dos resumos simples deverá ter no máximo 2500 caracteres – incluindo os espaços – redigido em parágrafo único e sem subtítulos. Os resumos simples poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo. Para as formatações, deve-se utilizar as especificadas no template de resumos simples disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

 

Critérios de avaliação:

a)    Pesquisa:

a.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título, os objetivos, a metodologia, os resultados concluídos/preliminares e a conclusão);

a.2) Originalidade e relevância;

a.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação).

b)    Extensão

b.1) Aspectos formais e técnicos (devem-se ressaltar o título; local de execução do projeto; objetivos; a que público se direciona; procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento);

b.2) Originalidade e relevância;

b.3) Aspectos relativos à comunicação escrita (clareza das ideias e qualidade da redação);

 

Os trabalhos na modalidade resumo simples serão apresentados no formato de banner. Os trabalhos que não estiverem no formato do template ou obtiverem a avaliação desfavorável serão reprovados.

Na modalidade resumo simples serão apresentados um máximo de 120 trabalhos por sessão. 

 

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

  

Resumos Acadêmicos Expandidos (Pesquisa e Extensão) 

 

Os resumos expandidos deverão ter entre 2 a 4 páginas, organizados em seções e subseções com possibilidade de inserção elementos não textuais (equações, tabelas, figuras, etc.). Os resumos expandidos poderão ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo que somente um deles irá apresentá-lo.

Para as formatações destes trabalhos deve-se utilizar às especificadas no template de resumos expandidos disponível no site do evento. Todos os trabalhos deverão estar submetidos no formato PDF.

 

Os resumos de pesquisa devem conter de forma concisa introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão. Para os resumos de extensão deve-se conter concisamente o título, local de execução do projeto, objetivos, a que público se direciona, procedimentos adotados (metodologia) e quais são os resultados alcançados com a prática até o momento.

Os resumos expandidos serão avaliados por uma banca considerando os seguintes critérios: título, revisão literária, metodologia, relevância, conclusões, redação e outros aspectos relativos à comunicação escrita.

Os trabalhos na modalidade resumo simples serão apresentados no formato oral. 

Os trabalhos na modalidade resumo expandido serão apresentados no formato oral. Os trabalhos que não estiverem no formato do template ou obtiverem a avaliação desfavorável serão reprovados.

Na modalidade resumo expandido serão apresentados um máximo de 8 trabalhos por área de conhecimento. 

Em nenhuma hipótese serão aceitos resumos acadêmicos submetidos fora do prazo previsto nesta chamada. As alterações da submissão somente serão permitidas até a data limite das submissões conforme calendário definido.

A certificação e publicação nos anais do evento estão condicionadas à apresentação do trabalho no congresso.

 

Submissão de Resumos no Sistema

 

Passo 1: cadastre-se clicando no botão “Inscrever-se”. Não esqueça de confirmar sua conta de email pelo link de confirmação.

 

Passo 2: após confirmar sua conta, faça o login no sistema com CPF e SENHA cadastrados.

 

Passo 3: acesse a Área do Usuário e clique em “Inscrever Resumo”

 

Passo 4: informe os dados do Resumo corretamente e clique em “Enviar” ao final.

Atenção. Todos os autores selecionados devem estar previamente cadastrados com suas contas confirmadas no sistema.

Passo 5: clique em “Status Gerais” e veja suas submissões. Até a finalização do prazo de envio você poderá editar a sua submissão

 

 4) APRESENTAÇÕES ORAIS

As apresentações orais serão somente para, 8 resumos expandidos aprovados em cada área temática. A organização do XI CONEPE dividirá as apresentações em salas dentro das respectivas áreas. O tempo máximo de apresentação será de 10 minutos, seguidos de 5 minutos para as perguntas dos avaliadores e/ou demais participantes da sala.

O endereço dos locais de apresentações orais de cada área temática serão divulgados para os autores selecionados, caso utilize apresentação com slides, recomenda-se o template de apresentação oral proposto no site do evento. Deve-se utilizar o formato pdf e chegar com antecedência de 10 minutos antes do início da sessão.

 

5) PRAZOS PARA SUBMISSÃO DOS RESUMOS ACADÊMICOS DE PESQUISA E DE EXTENSÃO

Os resumos acadêmicos deverão ser submetidos por meio do site (conepe.guarus.iff.edu.br), no período de 19 de Agosto até 20 de Setembro de 2024. O resultado final da submissão ocorrerá a partir do dia 01 de Novembro de 2024, por e-mail e site do evento.

 

CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE – ISSN 2525-975X

Comissão Organizadora

Instituto Federal Fluminense – Campus Campos Guarus